31 de outubro...

Pois é, qual a comemoração em questão que surgiu primeiro? Halloween, a festa medieval... se a cultura veio se arrastando para cá via americanização dos sons, através das Escolas de Idiomas (qual a dificuldade em se compreender e de se respeitar o espaço?)

Neste ano há um sloogan rodando na mídia: "Halloween não! Deixe de pagar pau" para gringo”? 
...quem gostaria de estar na pele de um "gringo" em um país com algum sloogan assim?

É verdade ... a realidade, é que: o ralôin de lá, nunca será igual o de lá. E (só pra começar) por que será que o dia do saci surgiu? Trazer o povo às suas origens ou gerar comparações? 

"Legal brow": não assistam mais filmes estrangeiros, não usem tênis Made USA, não falem gírias (mascando chicletes), nada de ritmos ingleses, nem olhem para os bons quadrinhos, esqueçam do anglicanismos ...aliás GOL, é uma palavra de que derivação? Fico aqui pensando, qual seria o grito da galera cuja paixão nacional é futebol: Goaaaal...........?

Será que os que dizem que cresceram c/ o espírito de Lobato (do nosso Mestre que ensinava a caçar sacis), realmente respeitam o folclore? Com que olhos leram “Trabalhos de Hércules”?
 

Do temp(l)o dos romanos dedicado a todos os deuses p/ a transição do temp(l)o do/s cristão/s; se todos que criticam as celebrações alheias procurassem entender melhor as origens e simbologias talvez teriam outra visão. Os festejos desta época (30 de out. – 2 de nov) tiveram raízes no druidismo/celta (as bruxas nem estavam na "parada") na "Festa dos Mortos" mais tarde a igreja deu uma transformada para a véspera do dia 31 p/ o dia de: "Todos os Santos"? ... até chegar no cabeça de vegetal/”Jack” ...houveram muitos desvios que continuam por aí. 
Na terra de meu pai (um gringo de outra terra) tem um provérbio que diz o seguinte: "Amor e tosse não dá para se esconder" ou seja quanto mais algo "incomoda", mais a tona vem a questão.

Respeito ambos os lados como boa haicaísta... todos brasileirinhos gostam de ver os “gringos” com um pé no samba trazendo euros e dólares para o solo tupiniquim na época do carnaval, não é mesmo? Porém, qual a dificuldade em olhar com bons olho$ as abóboras & Cia? O que há de mal com as abóboras & Cia, no final de outubro?

Como uma simples data pode estar dando tanto pano pra muita manga? Viva o espírito da ciência do redemoinho criado em 2004 em BR. E re/lembrando um som de Renato Russo será que os trechos desta letra nacional não tem algo a ver!?!
 
“Vamos celebrar a nossa desunião (...) vamos celebrar a nossa vaidade (...) vamos comemorar como idiotas a cada fevereiro e feriado (...) vamos celebrar os preconceitos (...)vamos festejar a inveja/a intolerância/a incompreensão (...) e pra combinar com a época do ano... tem mais: (...) vamos celebrar o horror/de tudo isto/com festa, velório e caixão/tá tudo morto e enterrado agora/já que também podemos celebrar/a estupidez de quem cantou /essa canção... (...)”

Devo estar ficando velha, no meu tempo falavam do dia das bruxas, cresci lendo sobre sacis, agora eles resolveram sair dos filmes e dos contos para assombrar de verdade...
 

Rosangela Aliberti
Atibaia, 31 de outubro de 2012


Legião Urbana - Hino Nacional Brasileiro
http://www.youtube.com/watch?v=37VWk74kK5w