BORBOLETA DA FOTO NO PERFIL

No início da tarde de 02 de novembro de 2012, Dia de Finados

A borboleta da foto no perfil tem o nome científico de HELICONIUS HECALE ZULEIKA e vive na Costa Rica - quem quiser pode se certificar no Google.

Pois é. Na Costa Rica voa uma borboleta que tem meu nome, no sobrenome(?) - sou mesmo um bichinho que voa, em um país da América Central. Esta virtualidade de voo tem que bastar aqui, me bastar aqui esse faz-de-conta gentil que, no real, há muito, desaprendi e perdi o direito a todos os voos, dormindo e/ou acordada, também. Não me cabem os voos nem os sonhos, só me cabe este real onde eu, para sempre e desde sempre a estrangeira, uma estrangeira "real".

Bem-amada borboleta HELICONIUS HECALE ZULEIKA: seja, exista, nos céus da Costa Rica; seja o que nunca pude, não posso nem jamais poderei ser, uma pequena borboleta feliz que não precisa nunca se perguntar o que quer dizer esta palavra "feliz" porque simplesmente o é, feliz; simplesmente o é porque não tem Língua nem linguagem para se perguntar nem para de nada duvidar, parte da natureza que é, parte da natureza que eu, triste ser humano, não posso ser, por causa desse atributo chamado linguagem que me (e nos) distingue dos bichos, das flores... que agora me (nos) separa também das chamadas imediatas coisas reais que, no imediato real, já não consigo falar das coisas desses dias sempre-iguais há mundos... nestes dias sempre-iguais como... sei lá como o quê.

Voa, querida borboleta HELICONIUS HECALE ZULEIKA, pelos céus da Costa Rica. Voa, por mim. Aproveito para, por esta desalentada linguagem, pedir perdão à minha mãe. Perdoa-me, mãe. Não te darei este texto para ler, como outros tantos também nunca os dei, para que tu os lesses.

Nunca os lerás, mãe, mas, só por escrevê-los, peço-te perdão.

****************************************************

Nosso querido David fez uma pesquisa tão linda no google sobre a "minha" borboleta que coloquei-a aqui, junto do texto.Muito obrigada, David,de todo o coração. Ah, os amigos são,mesmo, a grande dádiva da vida!

03/11/2012 21:02 - David S Waisman

Querida amiga, segui o teu conselho e pesquisei no Google. Segundo o Google do Hemisfério Norte, a Zuleika voa entre o México e o Panamá, e não somente na Costa Rica, e o sobrenome dela (Heliconius hecale) em inglês é "Longa Asa Tigresa" ou, alternativamente, "Monte Hélicon Dourado". Acho que essa descrição é mais de acordo com a personalidade da borboleta poética que levemente atravessa longas distancias e que possui as supremas qualidades da tigresa (o que a qualifica como uma das felinas sobre as quais escrevi em GATAS). Quanto ao Monte Hélicon, onde está situado o Vale das Musas, essa borboleta não podia ter escolhido um nome mais certo que "Zuleika", nossa Fonte de Inspiração. Abraços, David

Para o texto: BORBOLETA DA FOTO NO PERFIL (T3965191)

**************************************************