PORÃO DA ALMA

Porões são lugares úmidos, tristes e frio. É o lugar perfeito para colocar tudo aquilo que a gente não usa, praticamente aquilo que a gente deseja esquecer, tirar do campo visual, um modo peculiar de esconder. Guardamos um pouco de tudo ali, coisas que temos medo de abandonar no momento, coisas que não mais vão nos servir, porém acreditamos ainda que um dia vai, coisas tão significativas que não conseguirmos nos livrar no momento. Porões são fábricas reais de fantasmas.

A alma também tem porão, e funciona desse mesmo modo. Deixamos lá as pessoas e suas memórias. E nos dias tristes fabricamos nossos próprios fantasmas, exorcizamos nossos próprios demônios.Criamos nossos próprios rituais para esquecer algo, ou simplesmente esconder nossa fragilidade.

Mas, o fato daquilo estar no nosso porão, não anula seus efeitos. Sempre nos deparamos com algo de lá, que nos chama, nos perturba de uma maneira grandiosa. Quando nos pegamos a pensar sobre aquela lembrança, deixamos a porta aberta para mais, algo sair de lá, e vim assombrar a casa.

E haverá momentos que vamos nos encontramos trancados nele, suplicando uma saída, tentando esquecer que existe tantas coisas que ainda nos atinge, que sentimos tanta falta.

O certo mesmo seria se livrar de tudo, de tudo que nos faz mal, apagar tudo de uma vez. Não ligar, ou pensar, exterminar qualquer sentimento recusado. Não estocar mais saudades ,de momentos que não voltam mais. Limpe o porão, desabilite-o de todos os fantasma que moram lá.

Organize a sua dor, dê nomes, datas e prioridades, veja por quem vale a pena ainda sofrer. Perceba friamente o que se deve abandonar, jogar no lixo, sem reciclagem. Aprenda a dizer adeus, a não se pegar com o passado. Abandone seus pesos morto, evite aquela vontade surreal de revigorar o que já foi embora . Abra mão de certas coisas, e guarde na alma apenas o que ainda te faz bem, ou pelo menos o que ainda tenta fazer. Preserve essas pessoas, preserve o sorriso que elas te proporciona, mude o cenário do seu porão, decore com coisas boas, veja-o como uma sala divertida de jogos, um canto de música, um lugar de boas lembranças.

Diêgo Vinicius
Enviado por Diêgo Vinicius em 03/11/2012
Código do texto: T3966738
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.