DEDICAÇÃO


O trabalho, a labuta diária é parte integrante na vida das pessoas. Nem sempre fazemos o que gostaríamos de fazer profissionalmente, a escolha da profissão é muitas vezes fruto da vontade dos pais. Já houve tempos em que muitos pais sonhavam formar suas filhas na nobre arte do magistério, outros pais sonhavam com a vida militar para seus filhos, filho funcionário do Banco do Brasil já foi desejo de outros tantos pais. Desnecessário falar em medicina e engenharia que ainda hoje são desejadas profissões para os filhos de 6 entre 10 pais. Todo mundo sabe que muitos desses profissionais acima citados são infelizes na profissão exercida, mas ainda assim muitos deles dão de si o melhor possível. A isso chamamos de dedicação.

Poucos são os casos em que o trabalhador faz aquilo que realmente gostaria de fazer para defender o pão de cada dia, mas fazem e defendem orgulhosamente, laboriosamente.

Ainda pouco eu recebi comentário para uma poesia que escrevi, comentário feito por uma jovem senhora que domina a arte da escrita, digo sem receio de errar que ela está entre as grandes poetisas do Recanto das Letras, a jovem Neusí Sardá que infelizmente por motivos pessoais raramente tem nos brindado com suas letras. Afastada das postagens de texto Neusí Sardá sempre visita as páginas dos escritores do Recanto por ela admirados. Folgo em saber que sou um deles. As irmãs Gomes; Adelina, Alice e Neusa agem da mesma maneira, visitam seus escritores favoritos, leem seus escritos, mas raramente comentam. Minhas queridas primas Gomes.

Mas esse texto é sobre dedicação, e eu falava da dedicação do trabalhador na profissão escolhida. Ao ver Neusí Sardá em minha página imediatamente lembrei de outro tipo de dedicação. Pessoas que abrem mão de seus sonhos pessoais em nome de um bem maior, pessoas que dedicam suas vidas a quem não tem mais condição de cuidar de suas próprias vidas. E não é dedicação profissional. E como Neusí Sardá muitas outras mulheres, sempre as mulheres, abriram mão de suas vidas para cuidar dedicadamente da velhice dos pais combalidos. Em muitos casos anciãos adoecidos, que necessitam de muitos cuidados. Dedicação em tempo integral.

Não sei quais tenham sido os sonhos dos pais da Neusí Sardá para ela profissionalmente, mas sei que o sonho de educarem e formarem uma grande mulher eles conseguiram.

 
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 04/11/2012
Código do texto: T3968098
Classificação de conteúdo: seguro