IGNORÂNCIA

"O fascismo é fascinante e deixa gente ignorante fascinada"

Humberto Gessinger

Quer dizer que eu tenho que concordar com um pensamento único implantado por um governo, que, em si, dita o que bem quer e o que eu tenho que dizer? Isto é o absurdo mais inescrupuloso que existe!

Ora, eu busquei a vida toda fazer o contrário! Busquei eu mesmo pesquisar as coisas, pra eu mesmo compreendê-las. Pois eu tinha um medo danado de ser tachado de estúpido.

Tipo, eu achava que as pessoas sabiam de tudo, mas só eu não sabia de nada! Hoje eu tenho a sensação contrária. Porém não é mais tranquilo. É péssimo, na verdade. Porra! Eu pesquiso, penso, reflito, sei do que estou falando, mas quando exponho dizem que é maluquice e mentira! Eu tenho um saco humano, não um saco de tiranossauro. Minha paciência tem certos limites.

Claro, afinal, quem tem a maior certeza de que você é um sujeito idiota, a não ser senão aquele sujeito que ignora tudo sobre o tema tratado e pesquisado por você? Estou errado? Se o cara ou um grupo social são leigos no assunto, ainda mais quando se trata de algo que merece apreço filosófico, mais vão estranhar o que você está dizendo. Seja em âmbito pessoal ou político. E aquele assunto o qual você trata vai sempre parecer alguma coisa muito esquisita e, obviamente, o maluco do pedaço parecerá ser você.

Assim sendo, no Brasil, a situação é a seguinte, o único modo de conhecimento imbatível em favor de um tema ou opinião é a total ignorância do temas e da opiniões prevalecentes. Uma vez carregadas de verdades ocultadas por interesseiros e pela mídia de massa. Quanto mais leigo, mais valor você vai ter em relação às verdades. Isso é quase uma regra entre as pessoas.

Enfim, Como o tema é plenamente obscuro para a maioria das pessoas, se torna inatingível, e quando você tenta pôr isso no alcance dessas pessoas, elas te ignoram. Pior, são coisas repassadas como verdadeiras, desde que mentirosas, com o intuito de querer impor mentiras e a omissão de fatos como verdades absolutas, e, quem quer que tenha pesquisado, analisado e refletido sobre a matéria ou objeto de pesquisa, análise e reflexão, aparentará que se está sempre dizendo coisas esquisitas, quando não bizarras.

Ora, por exemplo: basta haver um conluio armado pra dizer que o PT e Lula salvarão o Brasil e, mesmo que o país sofra com tanta coisa horrível como sofre e não tenha melhorado significativa e qualitativamente em nada, mesmo assim vai parecer verdade e aparecer quem defenda essa mentira com unhas e dentes.

Ou seja, no Brasil a ignorância é uma arma potente. É como se o desconhecimento fosse disciplina curricular nas escolas, nas universidades e na própria vida inteira de uma pessoa ou de uma nação.