DIA NACIONAL DA CULTURA

O DIA DA CULTURA

José Ribeiro de Oliveira

Amanhã é o dia nacional da Cultura. Foi criado pela Lei nº Lei nº 5. 579, de 5 de maio de 1970. A lei homenageia Ruy Barbosa, nascido no dia 5 de novembro de 1849. Tudo isso é cultural. Na verdade, essas comemorações decorrem de um processo cultural, de uma forma de preservarmos a nossa cultura, a nossa história. Cultura é criação, é cultivo do conhecimento, é registro da vida e construção da historia. Sem cultura não há história, não há referência e nem parâmetros para o desenvolvimento da própria ciência. Vemos então que na Cultura há ciência. E na ciência há cultura. Podemos então afirmar que Ciência e a Cultura andam juntas e se desenvolvem uma com auxilio da outra. E onde fica a Educação nessa história? A Educação é um processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual, moral e ética do ser humano, essenciais à sua formação como indivíduo e como cidadão, integrado ao corpo social e consciente da sua importância. A Educação é quem promove a integração do conhecimento, o aperfeiçoamento intelectual em todos os campos das necessidades humanas. É também o elemento vital para o estabelecimento de parâmetros sociais e eleição de valores e princípios que nortearão toda a convivência e as relações interpessoais. Numa sociedade que prima pela educação da sua gente, não incorpora na sua cultura comportamentos de corrupção, de violência, de violação das leis, como atualmente ocorre entre nós. Uma sociedade que se preocupa com a educação, não aceita os institutos da esperteza, do jeitinho brasileiro, do jogo de cintura, pois tais comportamentos também evoluem culturalmente para os jetons, os mensalinhos e mensalões, todos comportamentos corruptos, desonestos, que nos envergonham a todos. Como dizia Ruy Barbosa:

"Toda a política se há de inspirar na moral. Toda a política há de emanar da moral. Toda a política deve ter a moral por norte, bússola e rota."

O Brasil vive hoje uma crise de identidade, promovida por seus dirigentes, que ao ocuparem o poder, adotam a cultura da desonestidade e não sabem se constroem uma grande nação ou se tiram proveito da ocasião.

O dinheiro do povo está sendo roubado por alguns indivíduos que nos chegam como cordeiros e depois assumem suas identidades de lobos e abocanham para si os nossos interesses.

Vivemos hoje um processo de deterioração política como nunca antes se viu, e o que é pior, estamos aprendendo a tolerar, o que significa incorporar à nossa cultura. A cultura da violência, a cultura da desonestidade, a cultura do jeitinho brasileiro, a cultura da esperteza, a cultura da lei do mais forte, a cultura da conveniência, comportamentos estes que já eram objeto de criticados pelo águia de Haia, Ruy Barbosa,

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto..."

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 04/11/2012
Código do texto: T3969209
Classificação de conteúdo: seguro