Horário de verão

A cada ano, mal os meios de comunicação anunciam a chegada do horário de verão, a maioria das pessoas, sem generalizar, fica chateada, pois a parte da manhã é considerada nobre, principalmente, para a dona de casa. São muitas as tarefas que precisam ser realizadas antes do almoço. E nosso organismo leva um certo tempo para se adaptar à perda de uma hora em sua rotina de trabalho. Não conseguimos deitar mais cedo e de manhã temos dificuldades para sair do aconchego de nosso quarto. Depois de um certo tempo, até conseguimos sincronizar nosso relógio biológico.

Confesso que é uma tarefa bem complicada para mim esta troca de horário. É como se minha energia vital se exaurisse por completo do amanhecer ao pôr do sol. E dia a dia vou já esperando a volta do horário antigo, quando eufórica recupero aquela preciosa hora que me foi tirada.

Existem várias orientações médicas para que ajustemos nossos hábitos diários quanto ao horário de dormir e quanto à alimentação que ajudam a aumentar a produção do hormônio do sono.

Como cada organismo reage à sua maneira, compete a cada um estudar o seu caso e colocar em prática o que for mais acertado.

Descumprir o horário não é a melhor saída, pois o cenário em que estamos inseridos nos aconselha a ter esta prudência e cuidado.

Esta mudança no horário não faz o menor sentido para Cidinha, minha auxiliar, que não se deixa persuadir com os argumentos mais válidos que lhe ofereço sobre a necessidade da economia de energia elétrica, cujo consumo pode ser intensificado devido ao calor da estação, “quando a iluminação pública é ativada e as famílias retornam para casa, ligam a TV, o ar condicionado, ventiladores, micro-ondas e outros aparelhos etc... etc...”

Assim que ouviu a notícia de que dia 21 de outubro os relógios seriam adiantados uma hora, ela foi enfática ao me avisar:

— Dona Lúcia, eu não vou seguir o horário do governo. Acordo, quando o sol aparece e tenho muita coisa para fazer antes de vir trabalhar. Ouço o horóscopo do dia, danço e lavo as vasilhas pra mãe. Eu vou seguir é o horário de Deus!

Bem que também gostaria de fazer igual à Cidinha! Sei como meu coração pulsará bem feliz, em ritmo de festa, quando o calendário marcar o dia 17 de fevereiro de 2013. E será somente depois de uma semana após o carnaval.

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 08/11/2012
Reeditado em 24/11/2012
Código do texto: T3975419
Classificação de conteúdo: seguro