CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE

Recebi de uma aluna do curso de Pedagogia um texto, que ilustra bem o que penso de vários de nós, brasileiros. Resolvi adaptá-lo e expor para você pensar se o título tem razão de ser esse acima. Convido-o (a) escrever S (Sim) ou N (Não), à frente de cada item abaixo, caso você conheça pessoas que:

01. Colocam seus nomes em trabalho que não fizeram.

02. Colocam nomes de colegas que faltaram em listas de presenças.

03. Pagam para alguém fazer seus trabalhos acadêmicos.

04. Plagiam textos acadêmicos e assumem indevidas autorias.

05. Fotocopiam obras inteiras, deixando seus autores no prejuízo.

06. Saqueiam cargas de veículos acidentados nas estradas.

07. Estacionam, indevidamente, nas calçadas, em vagas de idosos e deficientes físicos.

08. Dirigem após consumir bebida alcoólica.

09. Falam ao celular enquanto dirigem ou ultrapassam os limites de velocidade.

10. Trafegam pela direita nos acostamentos em congestionamentos.

11. Param em filas duplas ou triplas, em frente às escolas.

12. Consomem alimentos e/ou ingerem bebidas dentro dos supermercados sem por eles pagarem.

13. Ligam o som do carro na maior altura, obrigando todo mundo a ouvir o seus gostos musicais.

14. Subornam ou tentam subornar quando são pegos cometendo infração.

15. Trocam seus votos por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura, cirurgias, a promessa de uma “tetinha”...

16. Usam o telefone da empresa onde trabalham para ligarem para os celulares dos amigos (“Me dá um toque que eu retorno”...) e assim os amigos não gastarão nada.

17. Violam a lei do silêncio.

18. Furam filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

19. Espalham churrasqueira e/ou mesas nas calçadas.

20. Pegam atestados médicos sem estar doentes, só para faltarem ao trabalho.

21. Fazem "gatos" de luz, de água e de TV a cabo.

22. Registram imóveis nos cartórios em valores abaixo dos comprados, muitas vezes irrisórios, só para pagarem menos impostos.

23. Compram recibos para abaterem na declaração de renda.

24. Mudam a cor da pele para ingressarem na universidade através do sistema de cotas.

25. Quando viajam a serviço pela empresa, se o almoço custou R$10,00 pedem nota fiscal de R$50,00.

26. Comercializam objetos doados em campanhas de catástrofes.

27. Adulteram o velocímetro dos carros para vendê-los como se fossem pouco rodados.

28. Compram produtos pirata, mesmo sabendo que estão sustentando gente desonesta.

29. Diminuem as idades dos filhos para que estes passem por baixo das roletas do ônibus, sem pagarem passagem, ou aumentam-nas para eles assistirem ao que não devem.

30. Emplacam os carros fora dos domicílios para pagarem menos IPVA.

31. Frequentam os caça-níqueis e fazem uma “fezinha” no jogo de bicho.

32. Levam das empresas onde trabalham, pequenos objetos, como clipes, envelopes, canetas, lápis... como se isso não fosse roubo.

33. Comercializam os vales-transporte e vales-refeição que recebem das empresas onde trabalham.

34. Se puderem, falsificam tudo... só não falsificam aquilo que ainda não foi inventado.

35. Quando voltam do exterior, nunca dizem a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que trazem na bagagem.

36. Quando encontram algum objeto perdido, na maioria das vezes não o devolvem.

37. Pedem aos amigos que estão órgãos públicos, principalmente a político, lugarzinhos para seus filhos em vez de estimulá-los a estudar e conseguirem seus próprios empregos.

38. Não se importam (muitas vezes até ajudam) se seus filhos fazem parte de grupos que fraudam concursos públicos e “passam”, em detrimento de outros candidatos que honestamente tentaram passar.

39. Vão até a escola e brigam com a professora que deu a bronca em seus filhinhos.

40. Fazem vista grossa quando seus filhinhos ainda pequenos chegam da escola com pequenos objetos que não lhes pertencem ao invés de fazê-los devolver no dia seguinte.

Se você assinalou “S” para um ou vários itens acima, saiba que não é à toa que eles são 40. Lembra-se da história do Alibabá? A tudo isso, muitos chamam de “esperteza”, “camaradagem”,“proteção”... mas os nomes corretos são outros. Interessante é que todos nos mostramos escandalizados com notícias como as do mensalão, de dinheiro na cueca, de nepotismo, de maracutaias... Esquecemo-nos de que os políticos são eleitos pelo povo e que esse, em sua maioria, merece receber 40 “Sins”.

Então, só me resta perguntar: será que o título deste texto está correto?

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 08/11/2012
Código do texto: T3975628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.