*ENVELHECER NA LUZ*

Hoje tive a oportunidade de visitar um Lar para Freiras Idosas. Não sabia da existência deste tipo de instituição, nem tampouco havia, até então, me preocupado com o assunto. Porém deparei-me com um ambiente de muita paz e tranquilidade. Informaram-me que para ali vinham freiras de diversas localidades, bem idosas ou acometidas de alguma moléstia e pertencentes aquela congregação religiosa. A instituição conta com consultório médico e dentário, salão de ginástica e salas de leitura e TV. Há também uma pequena capela, onde no momento da nossa visita algumas freiras, faziam retiro espiritual, com a prática de silêncio por 10 horas. Chamou-me atenção que junto a alguns bancos havia também, na capela, diversas poltronas, visando atender as dificuldades físicas apresentadas por muitas internas. Nesse retiro participava inclusive uma cadeirante. Fomos convidadas a visitar dois alojamentos onde senhoras impossibilitadas de locomover-se permaneciam acamadas. Segurando um rosário, uma freira Romena com bem mais de oitenta anos, sorriu a nossa chegada.

Uma freirinha, muito lúcida e bem pequenina, disse-me ter entrado para o convento aos vinte e dois anos e hoje aos quase noventa se achar já bem perto de Deus. Dei-lhe toda a razão.

Fiquei feliz, pois com a breve visita apenas a uma parte das acomodações do abrigo, pude constatar o carinho e a atenção com que são tratadas essas pessoas que dedicaram a vida a servir com abnegação e amor.

Terminada a visita, que emocionou-me muito, fiquei a pensar que ali estavam mulheres envelhecendo em ótimas condições, mas "in natura". Totalmente alienadas aos atributos e ofertas de uma sociedade consumista onde parece ser proibido envelhecer, onde muitas mulheres no sentido de ainda serem aceitas, desesperam-se com quilos, celulite, estrias e rugas. Mas onde existe, também, toda uma parafernalha de produtos para evitar que isso aconteça. Ou para disfarçar o que já está acontecendo.

Acho ótimo tratarmos bem nosso corpo, pois é o que temos para a nossa passagem por aqui. Porém sensibilizou-me ver aqueles cabelos brancos e o olhar puro daquelas que, com certeza, não acham nenhum pecado estarem envelhecendo....

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 10/11/2012
Reeditado em 23/09/2013
Código do texto: T3979054
Classificação de conteúdo: seguro