A pobreza musical do Brasil
Há algum tempo venho refletindo, sobre o porquê da musica brasileira esta vivendo o seu momento mais pobre na historia. Com raras exceções a musica tupiniquim nunca foi de muita qualidade, mas nos últimos anos chegou ao patamar “Tiririca”(Pior do que esta não fica).
Pensei que a culpa era de nossos artistas que não buscam mais a qualidade e sim a aceitabilidade, esquecendo que o que tem qualidade geralmente é o que traz o reconhecimento. Um hit torna-se sucesso e some da mente popular ao mesmo tempo em que seus artistas evaporam da noite pro dia. Musicas de verdade, de qualidade, são eternas e por conseqüência, são eternos seus autores.
Roberto Carlos, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil, Renato Russo e Cazuza são alguns dos exemplos de artistas que atravessam as gerações e seguem na mente das massas para sempre, afinal quem nunca ouviu falar do rei, mesmo que não goste das suas musicas, todos sabem que ele é.
Nos últimos tempos tenho percebido, que não somente os compositores, músicos e intérpretes são os culpados pela pobreza musical do Brasil, mas os radialistas, os produtores, as gravadoras e acima de tudo as massas populares, que hoje se contentam com muito pouco.
O filtro das musicas de qualidade acaba ficando para trás quando se compara a comercialização delas, porque infelizmente os consumidores da musica preferem os chamados hits de uma semana, do que uma musica eterna. Alguns conseguem se sobressair fazendo obras musicais, mas a grande maioria precisa mendigar na esquina do modismo.
A chamada musica “sertaneja”, que deixou de ser do sertão para ser dos apaixonados nos anos 80, agora deixa de ser dos apaixonados para ser das baladas. Quando era do sertão mantinha um romantismo em sua historias cantadas que emocionava o homem que sonhava com a terra prometida. As poesias de amor embalavam os corações apaixonados deste nosso país afora. As três ou quatro silabas que compõe a maioria do repertório sertanejo de balada hoje, nada mais são do uma praga comercial inventada para ficar na mente das pessoas e enjoar rápido para que uma nova compra precise ser feita.
O consumidor musical precisa ser mais exigente. As pessoas precisam melhorar seus gostos musicais, somente assim poderemos ter esperança que nossa musica se reencontre no caminho da qualidade musical.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 13/11/2012
Código do texto: T3983601
Classificação de conteúdo: seguro