FORMAÇÃO DE UM DELINQUENTE
 
Nasce uma criança no seio de uma família de classe média alta.
A sua infância é cheia de muito amor e carinho. Nada lhes falta. Tudo que quer lhes é atendida.
Os pais e os tios não medem esforços para proporcionar-lhes o que é de bom e de melhor.
Infeliz daquele que porventura tiver a desventura de tratar má esta criança. Isto jamais poderá acontecer. Todos que convivem com esta família conhece o amor que é dedicado a ela.
A sua primeira escola, ensino básico, é de provocar inveja a muitas crianças pobres, pois estas não têm condições de estudar numa instituição de ensino partícula.
O tempo passa e a criança torna-se um adolescente.
Inicia-se a fase do ensino fundamental. Para ela é outro mundo que se apresenta e estará a sua espera para que seja conquistada. Cursa-o sem nenhum problema. Sendo admirado pelos professores por tirar boas notas em todas as matérias. Aluno exemplar.
Ao concluir o ensino fundamental, já com seus dezesseis anos de idade, passa a frequentar o ensino médio.
O Colégio que ora frequenta é composto de estudantes da mais alta classe social.
Lecionam nesta instituição de ensino o que de melhor existem em termos de profissionais do ensino.
O jovem tornou-se um rapaz de bons princípios e admirado por todos. A educação doméstica que lhes foi ministrado comprova com o tratamento que ele dispensa às pessoas.
A sua capacidade de liderança é simplesmente admirável. O grupo a que pertence o olha como verdadeiro líder. Nada o impede de fazer o que deseja e de ser seguido por seus liderados.
As observações quanto às amizades e a sua ânsia de liberdade começa a deixa-lo em estado de tensão.
Os seus pais começam a sentir mudança em seu comportamento.
A agressividade inicia-se com tanta espontaneidade a ponto de chamar a atenção de todos que convivem com ele.
O desejo de liberdade toma conta do seu eu, de forma a sentir-se prisioneiro daqueles que muito carinho lhes proporcionou quando na sua infância. Os pelos surgem na face e este se sente como adulto.
Nada o faz mudar. Os amigos em primeiro lugar. A família começa a se desesperar. Nada explica o que está acontecendo.
Aos dezoito anos de idade começa a se achar independente.
As festas noturnas tomam conta da sua vida.
Os estudos são colocados em segundo plano. Nada o impede de se fazer presente em todas as festividades que os colegas o convidam. As festas sempre regadas a bebidas, tóxicos e sexos.
O cigarro comum era a forma de aparecer perante as garotas.
Se ao menos fizesse uso do cigarro comum menos mal. O pior é que a influencia dos outros o levaram a fazer uso da maconha.
A mesada que recebia dos pais começou a não atender as suas necessidades mundanas.
Quando lhes faltava dinheiro as agressões a seus pais eram visíveis a ponto de chamar a atenção da vizinhança.
Os pais em desespero procurou trata-lo do vicio que se processava com mais intensidade em sua vida.
Não houve instituição de saúde publica que resolvesse o seu problema. Bastava está fora da clinica de recuperação de drogados para ele recomeçar a fazer uso das drogas.
A influência dos pseudos amigos o levou a pratica de pequenos delitos.
No inicio praticava pequenos roubos em sua própria casa ou na casa de familiares.
Tudo que podia pegar para vender a fim de sustentar o seu vicio, ele pegava.
Quando acabou de destruir o pequeno patrimônio da família, em busca de dinheiro para manutenção do seu vicio, iniciou-se a era dos assaltos à mão armada acompanhado de agressões físicas.
Ao alcançar valores que lhes permitisse a compra de drogas, iniciou-se na atividade de trafico de drogas. A sua consciência passou de iluminada, quando criança, a negra pelos suas atitudes que esta mente criminosa assimilou.
O desespero familiar tomou conta de todos.
As guerras por pontos de tráficos eram visíveis.
Os assaltos a Banco tornaram-se uma das suas atividades mais lucrativas.
Os roubos de carros tinham como objetivo o transporte dos materiais ilícitos.
A esta altura, a família começa uma peregrinação de mudança de hábitos e moradas, pois as suas vidas nada valem diante do caos que tomou conta de todos. A exposição aos bandidos se fizeram presentes, uma vez que ao meliante, família a esta altura, nada valia. O que importava era o dinheiro.
O jovem começou a apresentar à sociedade o seu poderio. Temer policia jamais. Iniciou a fase de extermínio de vida humana. A cada membro da sua facção abatido pela policia um agente da lei, segundo ele, deveria morrer.
As festas públicas, regada a bebidas gratuitas, eram patrocinadas por este delinquente.
Os moradores, a mercês dos seus caprichos, nada podiam fazer, pois eram agraciados com medicamento, mercado e dinheiro para atender as suas necessidades.
Ninguém se atrevia a informar as autoridades do paradeiro deste temido marginal.
Como enfrentar esta mente criminosa?
Para a sociedade só havia uma maneira. Destruí-lo antes que ele ampliasse os seus domínios.
Os pais iniciaram uma via crucis, no sentido de eliminar aquele sofrimento que já não mais estavam suportando.
As autoridades iniciou uma verdadeira caçada humana.
Quando tudo parecia perdido, uma luz iluminou os agentes de segurança e estes conseguiram por as mãos em toda a quadrilha.
O líder que se achava indestrutível caiu em seu leito de morte. Tudo terminou. Para a sociedade foi um verdadeiro alivio.
A família sentiu-se libertada deste cativeiro humano. A perda deste ente, criado com tanto amor, não mereceu nenhuma homenagem. A paz voltou a reinar nesta família. A sociedade agradeceu por ter sido extirpado do seu seio este tumor maligno que vinha destruindo tudo e todos.
Como podemos entender a mudança de comportamento de um jovem nascido de família socialmente e financeiramente estabelecida, onde nada lhes faltava!
A influência de amigos o levou a destruição.
Sendo o homem um produto do meio o individuo poderá sofrer mudança radical tanto para pratica do bem como para pratica do mal.
A família deve se preparar para conduzir a criação dos seus filhos conforme os padrões sociais exigidos pela sociedade, sem, contudo tolher a sua Liberdade Individual.
A falta de amor a Deus muito contribui para que este mau se propague. A religião é o instrumento que auxiliará para frear os instintos agressivos dos indivíduos que porventura a praticam.
Os ensinamentos Cristãos poderão levar o individuo a ver em Deus a sua única salvação.
Leonel Farias
Enviado por Leonel Farias em 13/11/2012
Reeditado em 07/10/2013
Código do texto: T3983746
Classificação de conteúdo: seguro