ALMA DO NEGÓCIO

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Antigamente se dizia que a propaganda era a alma do negócio. Hoje a propaganda é a arma do negócio, conhecida atualmente como marketing. Incluindo em especial negócios da China. Arma porque, para os incautos, verdadeira arapuca. E quanto mais gente cai na arapuca mais insidiosa se torna a propaganda consumista, com a ilusão de que se pode ir “ainda mais longe”. O canto de sereia, que aliciou Ulisses a caminho de Ítaca, é, hoje, personalizado, pelo correio ou por e-mail. De repente, ou mais que de repente: Prezado Antônio... ou, simplesmente, Antônio. Seria o caso de perguntar: Te conheço? O telemarketing explora o telefone como recurso sistemático e insistente de propaganda interativa. Repete-se o desafio com que a esfinge desafiou Édipo: Decifra-me ou eu te devoro. Isso graças à criatividade de algumas propagandas ou mesmo pelo caráter agressivo de outras.

A internet se sustenta, e muito bem, graças à propaganda que atrai o mouse. Grandes revistas exibem páginas e páginas de propaganda. Muita gente acredita na propaganda oficial, eivada de números maquiados, e independentemente da qualidade das obras e dos serviços públicos, quando prestados. País rico é país sem pobreza, mas... sem falar nos elevados vencimentos e mordomias a mancheias. Construtoras prometem novos paraísos em mansões e apartamentos de luxo. Grifes famosas divulgam marcas ou linhas de produtos sofisticados, grifadas com o nome de pessoas famosas. Não importa se o produto custa o olho da cara. Se for de grife, a marca é boa, e em alto estilo. É isso o que interessa... A qualidade não está no produto, em si, nem na sua utilidade, mas na etiqueta. E, de preferência, em inglês, que é o idioma que vende, hoje em dia. Aliás, nosso português se descaracteriza cada vez mais, desde os “x-tudos”, passando pelo cheeseburger sem queijo e pelas intervenções governamentais.

“Última flor do Lácio, inculta e bela”, hoje mais sepultura que esplendor...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 13/11/2012
Código do texto: T3984474
Classificação de conteúdo: seguro