País violento

(publicada no jornal "O Popular", seção Cartas dos Leitores, Goiânia, Goiás, 30-01-93)

Os índices de criminalidade no Brasil têm aumentado bastante a cada ano, a tal ponto de repercutir no exterior, o que tem assustado os turistas. O Rio de Janeiro já não é cartão de visita. Estão preferindo outras cidades, as no Nordeste, por exemplo. Mas logo vão desaparecer, por certo. A onda de violência está se alastrando por todo o país. Até brasileiro já está indo embora.

A miséria, consequência da desigualdade social (falta de distribuição de rendas), é uma das causas do aumento da criminalidade. Há muitos que levados pela pobreza matam e roubam. A maioria dos marginais é dessa classe menos privilegiada.

A impunidade é um incentivo ao delito. Os presídios estão superlotados. Muitos criminosos, de alta periculosidade, estão soltos. Há milhares de Mandatos de Prisão para serem cumpridos. Na Justiça, os processos se amontoam, até prescreverem. Os bandidos estão mais equipados que as polícias, usam armas sofisticadas, importadas. Sequestrar e assaltar bancos viraram moda; as penas são leves. Nosso Código Penal, de 1940, está defasado, precisa ser atualizado!

Devido aos recentes crimes bárbaros no Rio (o assassinato da atriz Daniella Perez) e em Belo Horizonte (o sequestro e morte de Miriam Brandão), a pena de morte volta a ser discutida. Falam em Plebiscito (?). Na minha opinião, o que falta é o poder público investir e modernizar a Justiça e as Polícias. No Brasil não há estrutura para a pena máxima; além disto, é retrógrada.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 16/11/2012
Código do texto: T3989578
Classificação de conteúdo: seguro