RUIM COM ELES, PIOR SEM ELES?


Tenho  cerca de seis amigas bem situadas financeiramente, independentes, simpáticas e elegantes. Todas solteiras!  Observo nas conversas,  que não é por opção. Uma delas fez um cruzeiro de navio que incluía as Ilhas Gregas, um sonho disse ela, mas faltava-me uma companhia com quem eu pudesse romancear a viagem. E às vezes, quando  tecemos  comentários sobre a condição de mulheres casadas, é quase unanimidade o velho chavão: ruim com eles, pior sem eles.Uma delas disse: o meu tempo passou, acostumei-me com a minha condição de “dedo podre” para homens e com a solidão. Não posso afirmar categoricamente, mas meus botões me dizem que a maioria das mulheres gostaria sim de ter um homem  só seu, com quem pudesse  enluarar a vida.Nesta impossibilidade, dizem para si mesmas: ninguém é amado  como deveria ser.  Qual a razão?  Talvez o nível de exigência seja alto demais. E homens perfeitos? Impossível, assim como mulheres perfeitas. O bom mesmo são as diferenças para testar a nossa  nem sempre santa paciência de conviver juntos, desde que violencia e outras formas de desrespeito  se façam ausente da relação.  Amanhã, dia 17 de novembro, completo 32 anos de casada, com muitas luas cheias e outras novas, aquela em que tudo fica escuro. Mas, o sol brilhou em  vários momentos, e porisso, valeram estes anos todos. E por meus dois filhos  e agora, pelo dois netos.