O Dia Nacional de Ação de Graças, no Brasil, celebrado na terceira quinta-feira de novembro, é uma data que não vingou entre nós, apesar do empenho do regime militar  (que a  criou ), e dos sinceros esforços de algumas prefeituras e  igrejas que promovem cultos e shows religiosos.
       Nos Estados Unidos,porém,onde o Dia de Ação de Graças nasceu  para celebrar a primeira colheita dos “pilgrims” trazidos pelo Mayflower, fugidos das guerras religiosas da Europa,  a festa é    uma grande celebração, e, tirante o peru de ação de graças (morto na véspera não dá graças), as famílias realmente festejam  numa grande  e autêntica confraternização
 
     Render graças... Desenvolver sentimentos de reconhecimento e gratidão é importante no processo formativo das pessoas. É importante ser gratos a Deus, gratos uns aos outros, gratos ao universo, gratos à vida.  Cantar como Violeta Parra, “gracias à la vida”! O mais expressivo hino de gratidão para com a vida que conheço. A gratidão e a alegria de dizer sim fazem parte de uma postura de amor.
      Render graças... E cantar com Gonzaguinha em "O que é, o que é": "viver e não ter a vergonha de ser feliz e cantar, e cantar...".
      Há sempre mil razões para se alegrar e para dar graças. 
     Entretanto, para que a ação de graças seja verdadeira tem de ser coerente e justa. Não podemos usar a ação de graças como argumento para atribuir a Deus, ou ao destino e à vida, coisas que nada têm a ver com Deus ou com a bênção da vida. É provável que até hoje, muitas pessoas atribuam a Deus a riqueza que possuem, o êxito que tiveram ao explorar os outros ou o fato de que outros morreram, mas a tal pessoa que agradece escapou sã e salva...
     Render graças... Tirante o peru que morre na véspera...