MERCANTILISMO DA FÉ

José Ribeiro de Oliveira

Antigamente os sacerdotes e padres pregavam a palavra de Deus com tanta veemência, faziam sermões, a exemplo de Jesus Cristo no Sermão da montanha, falavam da moral e da ética como princípios fundamentadores da vida Cristã. Nas celebrações, nos templos, tínhamos a homilia, um momento de integração do culto com as famílias. Eram momentos de total reflexão em que se introduzia num verdadeiro momento espiritual. O respeito àquela momento era a adoração a Deus. Ao final, todos saíam com uma sensação de leveza espiritual, de encontro com Deus e renovação da fé. Atualmente, as igrejas viraram casas de show. Músicas berrantes, desrespeitosas e sem nenhum conteúdo espiritual. É forró, rock'n'roll, sertanejo, festa e exibição. Os pastores/sacerdotes, desprovidos da palavra de Deus e cheios de pretensão, se transformam em animadores de auditórios e o autar se transforma em palco. A interrupção ocorre apenas para correr a sacolinha. Alguns chegam a jogar pragas em quem não entrega tudo que tem no bolso. E assim se prolifera a exploração da fé, em meio aos desesperados, patrocinada pelos estelionatários. Deus não aprova nada disso. O Deus verdadeiro é aquele que não precisa de esmola, de televisão, de rádio, de roupa bonita, de show, de carrões, mansões. Também não vende imagens, areia do mar, chave do céu, lotes celestiais e nem faz correntes remuneradas. O meu Deus, aquele que nem um de nós viu e nem ouviu, mora em mim. Nada dou a Ele, apenas o tenho como protetor, pois Ele mesmo assim quer. Invoque o teu Deus, de onde estiver. Eleve a tua fé e terás a tua benção. Elimine esses intermediários da fé, são todos charlatões. Creia em Deus, não nos homens.

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 23/11/2012
Código do texto: T4001626
Classificação de conteúdo: seguro