O País, A Nação e O Estado

O País, A Nação e O Estado.

País é o território geográfico delimitado.

Nação é o conjunto da população que ocupa o País

Estado é a liderança política, o Governo do País.

Brasil é o nosso País, o território composto por vários estados circunscritos em suas fronteiras geográficas.

A Nação Brasileira, somos nós, os cidadãos deste país, natos ou naturalizados e, até mesmo, os estrangeiros que aqui residem participam da construção da nossa sociedade.

Já o Estado é gerido pelos políticos eleitos e as relações políticas entre os grupos de situação ou oposição.

Dito isto, precisamos compreender que, quando falamos na construção da nação brasileira, falamos de nós mesmos e de nossos semelhantes, e não necessariamente da classe política, não podemos nos acomodar em nossa posição de meros estilingues, procurando transferir toda a responsabilidade para os governantes lhes conferindo uma onipotência e onisciência que por certo não existe nem existirá.

O Estado detém os recursos econômicos advindos de nossos impostos e os utiliza da maneira como lhe parece mais interessante, embora, à bem da verdade, nem sempre seja a maneira que gostaríamos de os ver investidos.

A verdade é que necessitamos aprender a nos mobilizar enquanto Nação/sociedade não apenas para suprir as deficiências dos governos mas, para, em conjunto, e mobilizados, exercermos o nosso direito e dever de fiscalizar e cobrar aquilo que consideremos prioritário para nossa sociedade. O mesmo é verdade em relação aos estados e municípios.

É um erro acreditarmos que nossa responsabilidade se encerra quando comparecemos às urnas e ali depositamos o nosso voto. Assim como também é um erro , no caso de nosso candidato preferido não conseguir ser eleito, passarmos a torcer para que o governo do adversário seja um fragoroso fracasso. A fiscalização e as cobranças devem acontecer quer sejamos do partido vitorioso ou não.

Quando compreendermos a nossa força enquanto Nação, exercendo a nossa cidadania e participando realmente da vida política ( mesmo apartidariamente ), não restará á classe dos políticos profissionais senão atender aos anseios da Nação, ou seja , nossos anseios.

Somos um grande e rico País, embora a nossa Nação ainda esteja longe de tomar consciência da sua força enquanto sociedade participativa.