Das coisas simples

Das Coisas Simples

Jorge Linhaça

O homem tem a incrível capacidade de buscar complicar as coisas simples.

Conforme o tempo vai se passando o homem vai criando títulos e regras eruditas para que se alcancem a estes.

Talvez a coisa mais diametralmente oposta à do passado seja a maneira como se atribuem hoje em dia, os títulos ou cargos religiosos.

Hoje temos pastores, padres, bispos, doutores da lei, anciões, evangelistas, para todos os gostos e platéias.

Platéias?

Sim...platéias, sejam estas ao vivo ou pela tela das tvs ou receptores de rádios...muitos cultos converteram-se em verdadeiros espetáculos teatrais ou musicais, em busca de atrair para si a atenção das ovelhas.

Hoje em dia os líderes religiosos da maioria das denominações são formados em administração, teologia, filosofia, psicologia, até mesmo em marcketing...não é pois de se estranhar que a pregação ou ministração ganhe cada vez mais a cara de um Showbusiness.

Quanto mais perfomático e carismático seja o pregador, tanto maior o sucesso que pode lograr diante de seus fiéis.

Interessante é que na década de 60 ou 70 dos anos 1900 um filme foi sumariamente condenado pela maioria das lideranças religiosas embora eu não tenha visto nele nada fora dos parâmetros de tantos outros que falam da vida de Cristo.O Filme era Jesus Cristo Superstar...um rock ópera sobre a vida do Salvador. Muitos consideraram aquilo uma blasfêmia, afinal um bando de roqueiros cabeludos não deveria jamais atrever-se a representar os cabeludos e barbudos apóstolos e o próprio Salvador.

Hoje líderes de gravata usam a mesma estratégia.

Mas voltemos à Cristo e seus Apóstolos...

Jesus era filho de um carpinteiro e exercia a profissão de seu pai terreno.

Quando começou a pregar, aos 30 anos de idade, já era um homem feito, havia exercido sua profissão ao lado de José.

Quando partiu para escolher os seus apóstolos, não chamou nenhum doutor das leis e nem escribas...escolheu seus companheiros dentre a classe trabalhadora, reunindo a maioria dentre os pescadores, levou consigo um coletor de impostos...nenhum deles instruídos nas leio cristianiss. A Cristo interessava antes de mais nada o coração dos homens.

Contrariando toda a lógica mundana, foram justamente esses homens de origem humilde que disseminaram o cristianismo até que quase todos sofressem o martírio.

Mesmo as lideranças locais da igreja primitiva eram compostas por pessoas simples que mantinham suas ocupações normais durante o resto da semana.

Somente com Constantino é que criou-se um clero " remunerado" e a disputa por primazia e consequente poder tornou-se um entrave para o verdadeiro cristianismo.

Infelizmente tal fato perdura até hoje, com líderes religiosos mais preocupados com sua fama, poder e bolsos do que com o bem estar de seus rebanhos.

Existem, é claro, exceções, igrejas onde o clero permanece leigo.e os líderes são voluntários, utilizando de seu tempo livre para realizar o trabalho de orientar e ministrar ao povo, sem receber um tostão por isso.

Outrossim, nessas denominações, todos são chamados a servir e a desenvolver seus talentos e conhecimentos, aprendendo a servir ao próximo e desenvolver o verdadeiro amor cristão.

Simples assim...sem necessidade de diplomas de curso superior em teologia ou coisa que o valha.

Salvador, 26 de novembro de 2012.