MONSTRO POR UM DIA

Acho que foi em 74 ou 75, não mais que isso, tive um dia de monstro. Quando lembro ainda me assusto. Transformei-me num ser parecido como o Coisa do Quarteto Fantástico, imagino. Tudo começou com um convide para pegar caranguejo no mangue. Era divertido. Muita lama fedorenta do mangue do Rio Ceará por todo o corpo, muita canseira, mas o caçuá ficava cheio de grandes caranguejos. Mas o que eu temia aconteceu: uma revoada de insetos veio sobre mim, com raiva. Não sei porque, penso que não havia litígio entre mim e os insetos, eu só estava atrás de caranguejo. Impiedosamente fui picado da cabeça aos pés. Rapidamente meu corpo começou a ficar todo empolado. Tinha mais bolotas em mim que insetos em todo o mangue. Tudo ardia e coçava. Fui pra casa, acatando a ordem de todos os que comigo estavam. Certamente que não era por misericórdia ou ciência, mas porque não pretendiam carregar um defunto de volta, bastava o peso dos caranguejos.

Minha mãe, sozinha com duas meninas pequenas, mandou-me tomar um banho e pegar o ônibus para o Hospital Geral, urgente. Fiz isso. A duras penas e coçando-me todo cheguei ao Hospital. Quando os atendentes viram-me, assustaram-se e apressaram-se em levar-me ao médico. Era uma médica. Mandou que aplicassem uma injeção forte. Acho que foi uma fenergan plus dupla king size. Avisou-me que sentiria muito sono.

Somente nesse momento dei conta de como estava. Olhei meus braços, minhas pernas. Estavam horríveis. Irreconhecíveis. Meu couro se repartia em grandes bolhas. Meu inchaço subdividia-se parecendo uma costura de vários fragmentos de minha pele, em alto relevo. Uma colcha de retalhos humanos. Fiquei pensando como estaria meu rosto. Não arrisquei pedir um espelho. Agora o desafio era chegar a minha casa antes que o sono chegasse a mim.

No ponto de ônibus já não conseguia identificar qual seria o meu. Não conseguia ler. Decidi pedir ajuda. Havia somente duas mocinhas comigo na calçada. Fui em direção às garotas. Um pé após o outro, lentamente, fui me aproximando, olhando firme para ambas. Elas se abraçaram. Eu me aproximando, elas tremiam agarradas uma a outra. Fui me aproximando. Elas gritaram. Gritos fininhos de garganta de mulher adolescente. Ao mesmo tempo. Ensurdecedor. Fui me aproximando, elas apavoradas, gritaram mais, se abraçaram mais, tremeram mais. Eu parei, elas correram.