Mapa Virtual 

                       Rosa Pena 


Quando comecei a dar aula, meus alunos eram os pequeninos.
Hoje consigo entendê-los com muita mais clareza.
Quando abria um mapa geográfico, eles sempre encurtavam as distâncias reais. Não tinham noção de escala. Se a avó de um morava em Belém do Pará, e ele aqui no Rio de Janeiro, essa criaturinha pedia para ver no mapa e depois dizia orgulhosa:
-Tia! Não é longe. A distância é menor que a palma da minha mão.
Por vezes concordava, para não tirar aquele sorriso gostoso estampado no rostinho.
Pensava sempre como diferenciar o espaço real, do espaço de uma folha de papel.

Hoje tenho certeza que no mundo virtual, este espaço é muitíssimo menor que a palminha da mão de uma criança.

Não existe. É como uma transfusão de sangue. Recebo imediatamente a energia que necessito. Não devo isto à "tecnologia avançada" que encurta distâncias.
Devo isto ao fato de ter encontrado meus doadores, com o mesmo fator Real Humano, aqui neste mundo virtual. No mapa do meu coração, as linhas são traçadas pela emoção.
Cada um de vocês é uma dessas linhas.
Agora eu descobri porque meus alunos encurtavam tanto as distâncias.
Não é porque não entendiam delas. É porque dentro da alma de uma criança, só valem as informações vindas do coração. Amigos sem buscas nas nuances da fisionomia.Basta apenas a sintonia.




21/10/2002

gravura by VeraLucia Angel

Rosa Pena
Enviado por Rosa Pena em 11/02/2005
Reeditado em 22/10/2009
Código do texto: T4009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.