O caminho certo para uma mudança necessária

O IBGE divulgou uma pesquisa que aponta que no Brasil 37,9% dos homens com idade entre 18 e 24 anos deixam a escola antes do tempo previsto.
Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e são informações complementares retiradas da Pnad 2011 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Entre as mulheres, a taxa de evasão escolar é mais baixa: 26,6% das brasileiras entre 18 e 24 anos deixaram a escola antes do tempo.
Se fizermos uma análise histórica e levarmos em conta que hoje a qualidade de ensino, bem como a facilidade de ingresso e permanência é extremamente superior a apresentada a vinte ou trinta anos atrás chegaremos à conclusão do quanto é injusto o acesso ao conhecimento no Brasil.
De uma maneira geral o conhecimento deveria ser de todos, e pertencer a todos, é bom que se diga que o acesso ao conhecimento não significa acesso ao mercado de trabalho, mas as pessoas de um modo geral merecem por uma questão de justiça ter acesso a uma educação de qualidade.
Os projetos do governo, a melhora econômica e as instituições filantrópicas estão abrindo muito mais espaço para que os jovens recém saídos dos bancos escolares possam ter acesso ao ensino superior e ou técnico, desta forma podemos perceber que existe também a falta de vontade na busca do conhecimento por aqueles que são os principais interessados.
O fato das mulheres terem percentual mais positivo em relação aos homens é histórica cultural. A busca da mulher pelos seus direitos e igualdades fez com que elas historicamente dessem mais valor à aquilo que lhes é reservado por direito. Os homens acostumaram de uma maneira ou outra a ter o acesso a sua disposição e isso os torna um tanto desleixado neste quesito.
O Brasil esta mudando, e esta mudando para melhor, é claro que existe muita coisa ainda para ser feito, mas estamos começando a descobrir o caminho certo, falta agora mais do que nunca usarmos a mesma receita para mudarmos a mentalidade do povo brasileiro.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 30/11/2012
Código do texto: T4012704
Classificação de conteúdo: seguro