A ocasião faz o ladrão

Conheci um homem que era o maior sinônimo de honestidade que já tinha visto. Acima de qualquer suspeitas,  e que tinha em mente o verdadeiro significado de honra e  hombridade.
Foi por essa honestidade acima de qualquer suspeita que foi lhe dado a chance de presidir uma instituição cultural. Suas idéias eram boas e todos estavam satisfeito com seu trabalho, mas com o passar dos tempos notou-se uma queda na receita e por conseqüência uma diminuição nos planos.
Alguns negócios e feitos que seriam realizados rápidos e com simplicidade demoravam a acontecer e sempre havia um “mas” em tudo.
Quando foi se dado conta o homem honesto ao extremo, acima de qualquer suspeita, tinha dado um desfalque tão grande na instituição que essa não resistiu e precisou encerrar as suas atividades, ainda com a fama de caloteira que se espalhou para todos os seus ex-integrantes.
Depois daquele dia comecei a ficar perturbado toda a vez que me apresentam uma pessoa acima de qualquer suspeita. Passei a acreditar que não existe ninguém que seja tão honesto que você não possa tomar cuidado e nem ninguém que seja tão desonesto que você não possa depositar confiança.
A oportunidade é que mostra o verdadeiro caráter de uma pessoa. Se você nunca tiver a oportunidade de levar vantagem sobre os outros, você seguirá sempre sem o fazer e por conseqüência se manterá honesto acima de qualquer suspeito.
No final das contas, sempre quando vejo um ato de desonestidade paro, reflito e me pergunto; será que eu não teria feito a mesma coisa se estivesse no lugar daquele sujeito?
Serve para refletir, mas por via das duvidas procuro não dar chance para o azar e tento me manter o mais longe posivel das tentações. Vai saber né?
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 30/11/2012
Reeditado em 30/11/2012
Código do texto: T4012745
Classificação de conteúdo: seguro