O FOGO
 
 
 
                    Com o fogo podemos fundar uma vila, um arraial e até uma cidade.
                    Com o fogo podemos fazer pães, bolos, doces e milhares de guloseimas, inclusive assar o nosso churrasco do fim de semana.
                    Com o fogo assamos e preparamos todos os tipos de alimentos. E fazemos coisas lindas e gostosas para um país inteiro.
                    Com o fogo fazemos exibições de pirotecnia para o entretenimento dos povos e para comemorações de datas importantes.
                    Em muitas partes do Planeta Terra, inclusive no Brasil, o fogo é usado para aquecer os nossos corpos em dias e noites frias, principalmente onde há gelo ou geadas.
                    Mas infelizmente o homem mal intencionado usa o fogo como arma e com ele faz as piores coisas possíveis e imaginárias, destruindo florestas, cidades e uma nação inteira.
                    Sabem aquelas inocentes fogueiras que fazemos para comemorar as festas juninas (Santo Antônio, São João, São Pedro)? Pois é, na maioria das vezes são à custa de grandes desmatamentos, devastações e agressões à nossa sofrida mata. E os espertinhos gananciosos não estão nem aí. Não dão à mínima, pois o que lhes interessam são os lucros.
                    Com o fogo os homens matam os seus próprios semelhantes bem como aniquilam os animais, os vegetais e todos os tipos de minerais, inclusive os não ferrosos. Devastam comunidades como se estivessem numa competição esportiva.
                    Fica aqui a minha indagação recorrente:
                    Será que um dia, ainda neste século, os homens se conscientizarão da necessidade de respeitar e proteger a natureza como um todo?
                      Daí a razão desdte meu texto em forma de crônica.