Pendurei as chuteiras

O futebol leva ao delírio as multidões. Envolve uma nação, às vezes o mundo inteiro. Às vezes um pequeno pique agora me dá canseira, eu olho para aquelas chuteiras pendurada na varanda sorrindo e me chamando para o encerramento do campeonato.

O futebol é ingrato, transforma um chato em craque da noite para o dia e também transforma um craque em nada, apenas com um choque no joelho. Alguns espertos transformam-se em comentaristas, outros em técnicos alpinistas, outros em grandes empresários. E até onde o futebol levará o mundo em uma só linguagem eu não sei, mas somente o futebol eliminará as diferenças e reunirá todas as crenças dentro de um estádio.

Alguns fanáticos levantam de madrugada e viajam o dia inteiro para assistir um zero a zero. As multinacionais que fabricam as bebidas e anunciam o elixir da vida a elas não interessam os resultados, pois todo torcedor safado perdendo ou ganhando irá beber. As multinacionais patrocinam milhões de empregos e acidentes, mas eu não as culpo, pois só depende da gente saber o que escolher.

O futebol chegou a tanto que presenciei homens em prantos só porque seu time perdeu. E toda segunda-feira é aquela tremedeira, uma multidão de olhos vermelhos, de olhos inchados, uma avalanche de chefes mal humorados e aquela multidão de funcionários mal qualificados. E as multinacionais que fabricam as bebidas patrocinaram duas horas de horários nobres e vão muito bem obrigado.

E que o futebol fez e faz mais sucesso que a segunda guerra mundial, isto eu assino em baixo. É só vocês acompanharem os resultados.