Você é desses que bebe?

VOCE É DESSES QUE BEBE?

Jorge Linhaça

Você é desses que adora tomar umas e outras com os amigos no fim do expediente?

É daqueles para os quais a balada só é balada se tiver bebida no meio? Energético á vera?

Está no grupo dos que precisam sentar para tomar cervejas e mais cervejas no fim de semana?

Tomar aquele uísque ... Aquele vinho.. . Aquela caipirinha “inocente” com os amigos?

Parabéns! Você é um dos que contribui, direta ou indiretamente, para o caos da saúde pública.

Como assim??!!

Hospitais foram feitos para cuidar de pessoas com problemas de saúde... alcoolismo é um deles, obviamente. Pô, mas eu não sou alcoólatra, eu bebo socialmente...( ai depende de quanto sociável você é! )

Durante ocasiões festivas os hospitais recebem grande quantidade de “pacientes” embriagados, alguns feridos outros apenas em estado deplorável. E tome recursos públicos e humanos para dar atendimento a esses cidadãos.

Ao mesmo tempo, outros com problemas reais aguardam nas filas para serem atendidos.

O número de acidentes de trânsito, envolvendo mortos e feridos, causados pelos “inocentes” beberrões é outro motivo de lotação das emergências em hospitais. Impedindo que outros sejam atendidos.

Os bebedores contumazes também acabam apresentando um ou outro problema de saúde, tendo de dirigir-se aos hospitais e atrasando o atendimento de outras pessoas.

AH! Não é o seu caso, não é mesmo?

Mas é sim... se você contribui para o aumento das vendas de bebidas alcoólicas, consumindo o seu quinhão e estimulando amigos a fazerem o mesmo, faz parte da cadeia de acontecimentos que levam a toda essa realidade.

Falar de estupros causados pela bebida é dispensável...

Falar de brigas em bares que acabam em mortos e feridos também...

Falar de famílias destruídas por causa da bebida é chover no molhado...tanto as famílias dos alcoólatras quanto as das vítimas dos mesmos.

A bebida não deve ser tratada como problema de polícia, até que eu concordo, mas que muita gente deveria estar presa por isso devia...os comerciantes que vendem bebidas a menores...os maiores que mandam menores irem comprar bebidas, os pais que ensinam os filhos a beber...e por aí vai

Ensinar um filho a beber é inicia-lo em um mundo que pode fugir ao seu controle a qualquer momento.

A bebida é uma droga, infelizmente legalizada e por isso mesmo considerada como lazer... basta ver a quantidade de bares , barzinhos, pubs ou como queiram chama-los, espalhados pelas cidades. Basta ver as calçadas tomadas de pessoas tomando cervejas em um dia de calor... Basta perceber que nenhuma balada abre mão de ter um bar lá dentro, seja ela de que tipo for.

Normal? Legal? Pode até ser...mas tudo tem suas consequências...A escolha cabe a cada um...eu faz muito tempo escolhi não beber nada com teor alcoólico. Sinceramente? Não me faz a menor falta...consigo me divertir sem ter estar “alto”...consigo matar a sede sem ter que beber cerveja...se alguém ao meu lado insiste ou acha estranho...problema dele...não bebo e ponto final...é a minha opção.

Ao menos isso ainda posso escolher em uma mesa de bar...Careta? Antiquado? Babaca?...pode até ser...mas nunca tive de sair carregado...tenho plena consciência de meus atos e nunca precisei dormir abraçado na privada por causa de bebida.

Desculpem-me os que bebem, mas se vocês precisam beber para se divertir e tomar coragem, o vazio dentro de vocês é muito grande.

Salvador, 1 de dezembro de 2012.