Indignados e indignantes – O que fazer para deter as Empresas de Telefonia, TV a Cabo, Bancos e outras similares?

Por Mathias Gonzalez

Para os que me conhecem e lêem os meus artigos, sabem que eu gosto de falar o que penso, doa em quem doer. Não estou neste mundo para ser apenas mais um na multidão e tenho provado isso. Gosto mesmo de fazer a diferença, mesmo que seja mínima. A liberdade de expressão me é assegurada na Constituição Federal, mesmo que uns não queiram.

Escrevo este artigo para falar por milhões de brasileiros que, como eu, (aqui chamados indignados) já não aguentam mais serem tratados como idiotas pelas grandes empresas nacionais e transnacionais instaladas em nosso país. As denominarei neste texto de “indignantes”. Quem são estas empresas que se escondem atrás de terminais de computadores e não mais possuem um local fixo para atendimento ao público, como era no passado? Vou dar os nomes genéricos dessas empresas ordinárias, sem caráter, sem moral, sem respeito ao público, verdadeiras ladras dos nossos recursos:

- Empresas de telefonia móvel e fixa;

- Empresas de TV a cabo;

- Bancos;

- Empresas de propaganda;

- Companhia aéreas;

- Mídia (rádio, TV, jornais, revistas);

- Prestadoras de serviços de água, gás, luz, etc.

- Planos de Saúde;

Você conhece outras? Com certeza sim. Elas estão por toda parte. As prestadoras de serviços são campeãs em reclamações.

Afinal, o que está acontecendo? Qual a razão de tantas empresas indignantes de grande porte serem autuadas diariamente por órgãos de defesa do consumidor, por cometerem verdadeiros furtos aos nossos recursos e por não cumprirem o que prometeram?

Com certeza, você já deve ter passado pelo estresse indignante ao tentar fazer uma reclamação por receber cobrança de valores indevidos em sua conta de telefone fixo ou móvel, conta de água, luz, gás, TV a cabo, empresas aéreas, grandes redes de departamentos, operadoras de internet, dentre outras. O tratamento das indignantes na hora de vender o serviço ou produto é amável e cortês. Oferecem todas as vantagens possíveis e imagináveis. Enganam você com contratos imensos que jamais serão lidos (pois você não tem tempo, nem saco para ler aquelas letrinhas miúdas). Tudo para tirarem o seu dinheiro. Tudo para roubarem você no futuro. Quando você tentar acioná-los na justiça por uma cobrança indevida, dirão descaradamente: “ senhor... senhora, está tudo no contrato que a sra/sr. assinou... está bem aqui.”

É assim que essas empresas calhordas tem agido. E pior, quando você tenta cancelar um serviço, eles colocam os pobres atendentes (que ganham uma miséria de salário) para fazerem o impossível para convencer você a desistir de continuar com a reclamação. Primeiro, você tem que ouvir dezenas de opções de números para teclar até chegar aonde deseja. O menu de opções tem aumentado a cada dia. Você pode até rir, mas esteja certo/a, dentro de alguns anos, quando você telefonar para fazer uma reclamação, ouvirá algo parecido: “ se você quer fazer uma reclamação pela primeira vez, tecle 1; se você quer fazer uma reclamação pela segunda vez, tecle 2; se você não quer fazer uma reclamação, tecle 3; se você quer fazer uma reclamação da segunda reclamação, tecle 4; se você se considera um/uma idiota, continue ouvindo este menu e tecle 5; se você é um otário/otária que acha que caiu no golpe da nossa empresa, tecle 6... se você quer mandar a empresa a puta-que-pariu... vá você primeiro.... e depois tecle o número do seu título de eleitor, a data do seu RG, o nº.do CPF da sua avó e boa sorte. Se quiser repetir este menu, aguarde um instante... Nós da empresa.... (indignante) temos o prazer em ter você como cliente. Tu... tu.. tu.. tu... tu...” Achou engraçado? Pois não deveria. Você deveria realmente era chorar de raiva, o que aliás acontece com milhões de brasileiros todos os dias.

Mas, não são apenas as empresas prestadoras de serviço que estão nos tratando como verdadeiros idiotas. Basta ligar a TV para ver os comerciais. Quanta mentira. Quanta enganação. Existe algum órgão público ligado à Justiça com poder para coibir, limitar essa exploração sórdida do povo? As empresas de propaganda recebem fortunas para criar ilusões e vendê-las nos comerciais de rádio, TV e internet. Nós, pobre coitados, somos iludidos. As crianças são enganadas, os adolescentes também o são. Quem pode deter esse poder da mídia?

O que fazer com o bancos que exploram impunemente a todos que têm uma conta bancária, usam cartões de crédito e diariamente perdem centavos (que se transformam em milhões de reais por dia) em taxas e cobranças indevidas (que quase ninguém quer reclamar, pois já sabem do estresse que é fazer isso e talvez nem compense, pela enorme perda de tempo, além do custo com telefonemas)? Essas indignantes sabem que ninguém, em sã consciência, irá pleitear no PROCON ou na Justiça uma cobrança indevida de 0,30 centavos em uma conta de luz, água, telefone ou no extrato bancário, por perceber que irá gastar muito mais dinheiro ao dar um telefonema, ficar esperando horas para ser atendido e talvez nem consiga reaver o valor. Essas empresas picaretas sabem disso. Todas sabem.

Você já fez uma reclamação em algum lugar e o atendente, com a cara mais deslavada do mundo, depois de fazer você esperar horas, pedir inúmeros dados pessoais para identificação, fazer você anotar um idiotizante “número de protocolo”, diz com voz pastosa: “ senhor/senhora..., no momento o sistema está fora do ar..., por favor retorne mais tarde....” Quantas vezes você ouviu essa desculpa esfarrapada? SISTEMA... tudo é culpa do sistema. Quando você vai pagar, o “sistema” está operando e funcionando não é? Quase sempre quando você precisa reclamar, cobrar ou usar o serviço, o “maldito sistema” está fora do ar. Não parece combinado? Não parece, é assim mesmo. Já tentou usar suas milhas e o sistema cai bem na hora, ou fica tudo congelado até você não conseguir mais usar as milhagens para o local desejado? E o seu plano de saúde? Já tentou marcar uma consulta e não conseguiu, ou quando chegou lá o “sistema” estava fora para conceder a autorização, mas você tinha a opção de “pagar a consulta a preço de convênio.. sr/sra...”

Sabe por que a maioria das empresas de telefonia e TV a cabo não têm mais sedes ou você nunca chegará até elas? A resposta está no fato de elas economizarem por não terem instalações fixas, pessoal para atendimento ao público e por usarem as famosas “franquias” que acabam não resolvendo nada. Você vai até uma loja de operadora qualquer e eles precisam telefonar para a Central de Atendimento e, quando se tratar de reclamação, você vai sofrer o mesmo aborrecimento que tem ao ligar da sua casa. A probabilidade de que você não seja atendido/a é muito grande. A outra hipótese é que, se tivessem uma sede, milhões de pessoas iriam lá pichar as paredes, jogar pedras e depredar as instalações. Ou seja, os donos e administradores querem ficar cada vez mais no anonimato, quanto mais longe dos clientes explorados, melhor, mais seguro para eles.

Diante desses fatos, o que podemos fazer? Se todos nós, pelo menos uma vez na vida, já sofremos a amarga sensação de sermos transformados em idiotas,por ser obrigados a pagar contas indevidas, ter serviços de má qualidade, ter que esperar horas e horas, dias e dias, por um atendimento, um reparo, uma entrega, um produto adquirido. O que fazer para punir essas empresas indignantes pelo descaso com a clientela? O que fazer contra essas emissoras de rádio e TV que anunciam mentiras (pagos pelas indignantes) e ficam biliardárias às nossas custas? Podemos fazer alguma coisa isoladamente?

A resposta é NÃO. Não podemos fazer muita coisa isoladamente. Sabe o porquê? Porque quando você vai ao PROCON, Justiça Comum, Juizado de Pequenas Causas ou apela para o Ministério Público, quase sempre enfrenta grande burocracia e tem que esperar dias, meses e até anos até o final da ação. É um processo demorado e penoso. As empresas indignantes possuem os melhores advogados do país, os mais bem pagos operadores do Direito (deles) para provar que você é um cliente “que não sabe sequer ler um contrato... afinal, estava tudo escrito lá.. você, “idiota”, é que “não viu ou não interpretou corretamente”. Viu como é difícil? E depois, mesmo se você vier a receber a mixaria reclamada (para elas, as indignantes), o que perderão: nada... só uma mixaria mesmo, pois os bilhões embolsados de outros clientes que nunca farão uma reclamação, jamais serão tocados, jamais serão retirados deles. E sabe mais? Sabe o que acontece quando essas grandes empresas perdem clientes e grandes negócios? Elas decretam falência, mudam de nome e continuam roubando os idiotas que, como nós, continuamos a comprar seus produtos e serviços. Há ainda a ajuda do Governo que corre, com o rabinho abanando, para emprestar a elas bilhões de dólares (tirados dos nossos impostos) para salvá-las. Que mundo estúpido é esse em que vivemos? Você acha isso justo? Quer que tudo continue dessa forma?

Até quando vamos continuar reféns dessas empresas vagabundas, exploradoras (bancos, operadoras de crédito, operadoras de telefonia, empresas aéreas, dentre outras), que pagam mal aos seus funcionários, que despedem aqueles que não querem se submeter à política de extorsão aos clientes? os bancários ganham mal, os pobres operadores de telefonia, atendentes e vendedores ganham mal, são submetidos a uma estressante pressão para cumprir cotas, metas, etc – ou serão demitidos por ineficiência. E quem “demite” as empresas? Nós, os consumidores, temos esse dever e direito. As empresas só querem lucros, lucros e mais lucros. Empresários gananciosos estão agora mesmo em seus jatinhos particulares, seus iates de luxo, em seus resorts internacionais, fumando e bebendo às nossas custas, enquanto nós temos que pagar a conta deles, injustamente.

No Brasil, temos 253 milhões de celulares ativos (dados de setembro de 2012). Você pode não acreditar, mas, se essas empresas retirarem indevidamente de seu bolso apenas 0,30 centavos em um dia, isso será igual a: 75 milhões de reais!!! Isso em um único dia. Viu como elas ficam bilionárias? Isso é válido para empresas de água, energia elétrica, operadoras de internet e principalmente bancos. Você viu agora como podemos fazê-las sangrar? Agindo coletivamente. Fazendo-os reduzir os lucros. Isso é válido para todas as empresas que servem mal, atendem mal, não atendem suas queixas, entregam produtos de má qualidade. Todas elas.

Todas as vezes que você usa os serviços de uma empresa que lhe tratou mal, roubou seu dinheiro, não prestou o serviço que você queria, você está enriquecendo-a mais e mais. Quando você deixa de usar, elas param de ganhar. Imagine, por exemplo, se apenas um milhão de usuários de uma empresa indignante deixar de gastar UM REAL cada um num único dia. Elas deixarão de ganhar UM MILHÃO DE REAIS. Legal isso, não é? Que tal nos juntarmos em um único dia para fazer isso?Que tal darmos o troco, uma lição de verdade às empresas que tenha feito você sofrer, horas e horas, dias e dias, sem atender aos seus apelos? Um único dia!!

Eu já escolhi esse dia. Será o dia 1º de abril de 2013. Você conhece um dia melhor? O dia da MENTIRA, ou como dizem em inglês April Fool's Day“o dia dos tolos, dos idiotas”. As empresas não nos têm feito de idiotas, não estão rindo de nossa cara? Vamos dar o troco. Dia 1º de abril de 2013 cairá numa segunda-feira. PERFEITO!! Prepare-se para este grande dia. Mande essa mensagem para o maior número possível de pessoas (amigos, inimigos, familiares, lista de contatos, coloque no seu Facebook, divulgue no Twitter, no mural da sua empresa, no seu condomínio, coloque um adesivo no seu carro. Invente uma forma de divulgar isso.

No dia 1º de abril de 2013, desligue seu aparelho de TV, vá ler um livro, conversar com um amigo, fazer uma caminhada, ir a um café, enfim. Deixe a TV desligada nesse dia. Você estará punindo de uma só tacada: empresas de publicidade que exploram você com propagandas mentirosas, canais de TV indignantes, programas indignantes, filmes indignantes, patrocinadores das empresas indignantes. Viu que legal? Ora, se elas pagam para terem telespectadores, você as fará perder audiência (que é tudo o que eles querem, além do seu dinheiro). Pode apostar, você não vai perder nada em deixar sua TV ou rádio desligado um único dia. Vai até economizar em sua conta de energia.

Não use a Internet também. Não use seu celular ou telefone (a não ser em caso de absoluta emergência). Tire a bateria dele para não cair na tentação de ligar ou de atender o telefonema de alguém. Lembre-se de que há 20 anos ninguém usava celular e vivia muito bem? tenha certeza, não mudará a sua vida, ao contrário, manter o telefone desligado no dia 1º de abril vai dar um golpe certeiro nas empresas de telefonia celular, que perderão bilhões de reais por você não usar os serviços dela por um dia. Não se engane. Ao saber desse movimento, elas vão fazer propaganda dizendo que no dia 1º de abril você poderá fazer ligação de graça até para a China. Não acredite. É mentira. É golpe baixo. Elas vão te cobrar isso depois de alguma forma. É assim que elas agem.

Conto com você. Eu estou fazendo isso pelo menos duas vezes ao mês. Sabe qual o resultado? Estou economizando uma boa grana. Eu e pelo menos mais uns 3 mil amigos como você. Nem precisamos esperar o dia 1º de abril de 2013. Podemos já ir colocando em prática. Ou elas aprendem por bem, ou por mal. Se você quiser participar, mande resposta para meu email e eu terei o maior prazer em, no dia 31 de março, mandar um email lembrando a você do nosso boicote. E não importa qual é a sua operadora de celular, de telefone fixo, de TV a cabo ou qual seja seu banco. Todos serão penalizados. Todos, sem exceção. Pode ser que a sua prestadora de serviço esteja agindo corretamente com você, mas não está com outras pessoas. É só ver a quantidade de reclamações que ouvimos todos os dias. Você será solidário/a a mim e eu a você. Um único dia. Juntos podemos fazer uma grande diferença.

Mathias Gonzalez

CONTATOS:

https://www.facebook.com/mathias.gonzalez.5492

Twitter: https://twitter.com/MathiasGonzalez

Email: mathiasgonzalez2005@hotmail.com

Site: www.somenteparamulheres.com.br

MGonzalez
Enviado por MGonzalez em 02/12/2012
Reeditado em 02/12/2012
Código do texto: T4015365
Classificação de conteúdo: seguro