Ser Diferente

Ser diferente...

Por que sermos iguais se podemos ser diferentes? Quando somos iguais copiamos, quando somos diferentes, criamos! A vida é uma folha em branco para cada um e, assim cada ser tem a oportunidade de desenvolver nesta tela algo que marque realmente, que caracterize verdadeiramente os gostos, as preferências... Enfim, a personalidade de cada ser, em especial.

É indescritível a sensação de ser diferente... De gostar do que é diferente simplesmente porque o é. Pessoas que não gostam de aprender nada, que vivem numa mesmice eterna, que não mudam nada nunca, que são irredutíveis e inflexíveis, não aprenderam a pensar... Não sabem usar uma das melhores armas que foi concedida ao ser humano, única e exclusivamente ao ser humano: a imaginação!

Quem sabe pensar não perde, nunca sai derrotado, mesmo que a guerra tenha destruído todos os seus bens materiais, pois, quem pensa, aprende... E descobre que tudo é uma experiência, uma oportunidade... Ser diferente é ser um “ser pensante”, é buscar nos outros a inspiração para mudar-se a si mesmo, é ser alguém que consegue fazer do sono um conto de fadas, do sofá um trono, da pedra uma escultura, da lua o mais belo dos poemas, do mar um conto... Da vida um livro...

E como cada autor, deixar neste livro (que é, para nós chamado de vida) sua própria marca, aquela que vem antes da assinatura, aquela que vemos quando lemos a primeira página... Alguns autores da vida escrevem em estilo romântico, barroco, trovadoresco, outros em estilo gótico, dramático, melancólico e ainda há os que escrevem com ironia, ou em estilo cômico. Entretanto, são esses mais diferentes estilos que, combinados entre si, darão origem à uma convivência agradável... A bondade exagerada do romântico vai controlar a critica sarcástica que pondera o irônico... Assim como o cômico e o melancólico numa sucessiva combinação... O importante é saber que somos, cada um, autor de nossas próprias histórias (mesmo porque podem existir mais do que uma...), de nossa própria vida e, por ser de uma inexplicável exclusividade... Tem que ser diferente!!!

Renata Lopes
Enviado por Renata Lopes em 05/03/2007
Código do texto: T401787