Culpa de quem?

Sempre considerei muito interessante a confusão que algumas pessoas por esse país fazem entre política e futebol. No futebol, evidentemente, quando um time adversário ou um jogador do time adversário tem desempenho abaixo do proposto isso pode até ser comemorado. Na política, e isso não parece ser tão evidente para alguns, quando algum partido ou partidário tem desempenho abaixo do proposto (tchantchan..ranram...) todo mundo perde, mas... tem essa 'gente' que deseja o pior para os filhos e os netos porque inconformes com a melhoria das condições de vida da sociedade como um todo... 'todos' parece ser uma palavra que exclui para essa 'tchurma'...

Vejamos um caso interessante: conversando com uma professora de escola privada, perguntei-lhe se ela considerava importante a melhoria do nível no ensino público até que fosse excelente... ela disse-me que sim, claro... porém (aí está o caso típico dessa 'gente') quando afirmei então que se o ensino público fosse tão ou mais excelente que o privado, ela, em sendo persistente como professora, seria contratada pelo Estado ou Município e, então, ela pensou um pouco e falou: mas aí o salário do professor deveria ser maior... e daí que não seria tão bom para a família dela se o salário fosse o mesmo que é pago hoje em dia... resumindo: essa 'tchurma' é um 'causo' mesmo...

Mais admirável é o gozo de 'brazileiros' em garimpar e encontrar alguma notícia (qualquer uma) que refira a um possível fato negativo que possa generalizar pejorativamente seu país...ou seja: eles próprios, seus amigos, seus irmãos, seus pais, seus filhos, seus netos... que coisa de 'coiso' esse 'gôsto' (pra não confundir com 'gósto')...

E para os 'brazileiros' a culpa (de qualquer coisa, do feudalismo, do colonialismo, do dilúvio... de qualquer coisa do passado, do presente e do futuro - até do fim-do-mundo) tem que ser de quem? quem? lógico (prêles): do Lula, do Zé Dirceu, dos PTralhas...