Corinthians, Um Bando de Loucos

Corinthians, um bando de loucos

Jorge Linhaça

Tudo bem gente, entendo a euforia de uma torcida que, pela primeira vez em mais de 100 anos, vê seu time partir para o exterior para disputar um mundial de verdade.O outro "homologado pela FIFA", foi algo "tão importante e bem estruturado" que só existiu uma vez e levou anos para ser reconhecido.

Compreendo o desejo de apoiar o clube em seu embarque para o Japão. ..o que não entendo é a falta de responsabilidade dos pseudo-torcedores que bloquearam rodovias e causaram transtorno no aeroporto de Guarulhos, alguns chegando ao cúmulo de soltar fogos dentro do saguão.

Quem precisava embarcar naquele horário enfrentou uma multidão de desocupados, cortando o acesso aos balcões de embarque.

Isso sem falar no barulho insuportável dos gritos de guerra da torcida, como se o saguão do aeroporto fosse um estádio e como se todos os outros passageiros fossem obrigados a simpatizar com aquela manifestação.

Os torcedores se orgulham de serem "um bando de loucos" mas, mais do que loucos são irresponsáveis, como são no geral todos os participantes de torcidas organizadas e fanáticos.( Seja de qual clube sejam).

Uma coisa é festejar junto com o time, outra é invadir a privacidade e o sossego de outras pessoas como aconteceu ontem.

Trancar a rodovia Airton Senna é algo que contou com a conivência das autoridades, que quando se trata de alguma manifestação legítima da população por melhoras em qualquer setor, trata de soltar a policia e o pelotão de choque em cima do povo.

Mas como torcidas organizadas tem em seu meio, marginais de toda espécie, a polícia evita o confronto.

Só após as 23 horas é que a polícia resolveu tomar uma atitude em Cumbica, retirando os baderneiros do saguão do aeroporto.

Fossem professores, profissionais de saúde, ou quaisquer outros trabalhadores e nem poderiam chegar perto do aeroporto pois alegariam ser área de segurança.

Nada de específico contra o Corinthians...mas sua torcida se acha acima das leis e da sociedade. E as autoridades acham lindo, dando espaço para esse tipo de manifestação anunciada há semanas sem que nada fosse feito para evitar os evidentes abusos.

É como dizem as bandeiras do "timão" : "Contra tudo e contra todos, Corinthians fundamental".

"Contra tudo e contra todos" ganhou na tarde e noite desta segunda feira um contexto de contra toda a autoridade e direitos da sociedade.

Contra os usuários do aeroporto, contra os motoristas no trânsito necessitando ir para casa ou executar seu trabalho, ou mesmo chegar ao aeroporto para embarcar em seus vôos.

O mais engraçado é que um cidadão comum não pode nem acender um cigarro no saguão do aeroporto, mas um bando de desocupados pode acender fogos de artifício e esvaziar extintores...sem que nada lhes aconteça ou ninguém os importune, embora importunem centenas de pessoas.

É preciso repensar urgentemente esse tipo de manifestação irresponsável que, embora seja algo emocionante para os seus integrantes, causa transtornos àqueles que não tem nada com isso.

Depois quando falam que torcida organizada é composta por um bando de desocupados que não trabalham, alguns se sentem ofendidos...então que expliquem como a torcida começou a reunir-se desde a manhã de ontem...e isso vale para todas as torcidas, não só a do Corinthians, que fique claro.

Se falo sobre o bando de loucos é porque o excesso desta vez foi deles.

O Corinthians tem dito que vai levar mais de 26 mil torcedores para o Japão...a pergunta é: Será que lá vão ter o mesmo comportamento?

A coisa lá é mais rígida, não se permite essa baderna institucionalizada que se permite aqui. Torçamos para que tudo corra bem e a imagem do Brasil não seja maculada por conta daqueles que não sabem se controlar.

Sorte ao Corinthians na disputa do Mundial.

Vão precisar de muita!

Salvador, 04 de dezembro de 2012.