Água, gás e carvão

Ele chegou de motocicleta, aquelas com um suporte que carrega galões de água com 20 litros e botijões de gás de 13 quilogramas, estava com uma cara de cansado mais pesada que a motocicleta e os galões, a vida de um entregador de gás não deve ser fácil.

Começamos a conversar do nada, ele já não é mais um criança, aparenta ter uns sessenta anos, talvez seja mais jovem, mas o trabalho duro lhe dá uma aparência de mais idade. Na verdade ele é o dono do negócio que começou do zero, aos trancos e barrancos, pau puro.

O papo passou por funcionários, maus funcionários, e a dificuldade de lidar com essas pessoas e de mantê-las na empresa. Essas pessoas vão trabalhando até completar sete meses de registro, daí pedem para ser demitidas para receber o seguro desemprego, pura mediocridade em um País que educou seu povo para as mamatas, os salários são baixos e governantes despreparados espalham benesses eleitoreiras por onde passam, não importa onde a corda vai arrebentar, contanto que não arrebente no bolso deles. Pois é, o sujeito quer receber o seguro desemprego e continuar trabalhando sem carteira assinada, nesse tempo, ele recebe o seguro desemprego e o salário por fora do patrão, e o mundo vai girando.

Me disse que foi chamar a atenção dos funcionários pela manutenção das motocicletas, olhar o nível do óleo, a calibragem dos pneus, a quantidade de combustível no tanque, e o entregador disse a ele que o trabalho era só entregar os produtos, nem queria saber da manutenção e que não era da responsabilidade dele.

Nossa!! Quando precisa de um emprego e está procurando desesperadamente, é capaz de assinar qualquer papel, fazer das tripas coração para ser admitido, depois que está empregado é esta mediocridade e falta de senso, pois a falta de manutenção da motocicleta põe sua própria vida em risco.

Ele pediu para os entregadores passarem um pano limpo nos galões para entregá-los limpos aos clientes, responderam-lhe que o cliente era dele, ele que limpasse os galões.

Depois de ouvir tudo isso, disse a ele para perder um tempo maior na admissão de novos funcionários, que verificasse as informações dos empregos anteriorres, que desse aos novos, as regras de cuidado com a limpeza dos galões e a manutenção das motocicletas, ele concordou com as observações que fiz e disse que vai fazer assim.

O empreendedor brasileiro é um lutador destemido, abre uma empresa e faz funcionar até estando despreparado, enfrenta as dificuldades do relacionamento humano com pessoas despreparadas e sem consciência. Transportar água e gás, é um trabalho louvável e de pessoas batalhadoras, é uma pena que os exemplos dados por quem dirige a nação brasileira, apontam para um mundo em que o respeito ao próximo precisa ser avisado e instituido como regra, melhor seria que todos fôssemos educados e conscientes.