A coragem de olhar a vida e compreender

Tudo na vida se harmoniza, quando colocado no seu lugar certo. Muito sofrimento é dissolvido pela compreensão daquilo que o motivou. Nossos sentidos nos iludem por que são limitados. Assim, quando observamos uma paisagem, perdemos todo o resto que nos rodeia naquele instante específico.

Reagimos à vida com dor, por que observamos apenas um lado de todo o universo que se manifesta em torno de nós. Perdemos facetas dos lados que nos compõem e com isso tiramos conclusões pobres e restritas, que deixam de fora complementos que quando acoplados descortinam o motivo da aflição.

Vejo muitas pessoas sorrirem de felicidade, quando em meio à compreensão do que lhes trouxe dor, entende a realidade da fonte da desarmonia e percebe o erro de sua interpretação e se alivia da agonia que a continha e se apossa da alegria de saber que estava errada e, pode se abrir para a felicidade.

Ser feliz é um ato de coragem. Coragem para olhar a vida como ela é e perceber que somos nós mesmos a fonte da nossa própria felicidade. Tudo está dentro de nós. Quando percebemos isso, compreendemos a força que nos movimenta e a responsabilidade que temos na vida que construímos, agora.