UM MENDIGO FELIZ NUMA NOITE TRISTE DE NATAL

Lá estava ele, como sempre esteve em todos os santos dias, acomodado sobre papelões velhos, ensebados e encardidos, sob a marquise daquele velho prédio. Não entrava nele porque as portas foram atijoladas.

Comia restos que colhia aqui e acolá ou que alguma alma caridosa lhe viesse servir. Cabelos brancos, sujos e em desalinho que caiam mal cortados pelo rosto sulcado e pelos ombros arquejados, davam-lhe um aspecto mais envelhecido do que era.

Acreditava em Deus, e em suas preces almejava um dia passar um natal em família. Queria ser adotado por apenas um dia, e sentir o prazer da magia da noite de natal.

Não conheceu o pai, e sua mãe? bem, era uma prostituta, morreu quando ele era ainda pequeno. Viveu sempre na rua . Fisicamente era feio, mas, creio eu, que por dentro era uma boa alma.

Nas noites que antecedia o natal, o piscar das luzes das árvores e dos enfeites das casas exercia nele uma magia inexplicável. O que mais lhe tocava o coração era ver as crianças correndo felizes para o abraço de seus pais. Ele nunca fora abraçado por ninguém.

Ficava ali sentado, matutando e se vendo feliz no meio daquelas famílias.

Se lhe dessem a oportunidade para escolher um presente ele pediria apenas um abraço. Este era o presente que mais desejava na vida.

Na noite em que antecedeu o Natal, já quase adormecendo, após suas suplicantes preces, a esse Deus que ele nunca viu, mas que acreditava existir em algum lugar, percebeu que alguém vinha caminhando em sua direção.

Envolto em luz, e com sorriso maravilhoso, foi se achegando. Colocou-se de joelho, para ficar da mesma altura, e colocando sua mão no ombro dele disse:

- Vim lhe dar um abraço e desejar uma boa noite, e um feliz natal.

Fez o mendigo se levantar e num amplexo divinal permaneceram por longo tempo entrelaçados.

E a divinal criatura completou:

- Agora você deve ir a cada casa e dizer que você é o próprio Jesus; Peça para entrar e ficar um pouco na festa que celebram para você.

O mendigo não conseguiu entender e respondeu

- Mas como eu, um pobre mortal, insignificante criatura possa ser Jesus?

- Apenas faça o que digo.

A criatura foi se afastando aos poucos e desapareceu mais adiante.

Entre admirado e incrédulo resolveu fazer o que a divinal criatura lhe tinha pedido.

Nunca tinha feito isto antes, abandonar o seu próprio território, mas criou coragem e foi.

Bateu palmas na primeira casa e um casal atendeu, com a porta entre aberta perguntando.

- O que você quer? Não temos nada!

- Sou Jesus e vim para a minha festa!

- Some daqui! vamos chamar a polícia.

Foram muitas as casas e muitas foram as ameaças.

Na última tentativa, da casa surgiram duas crianças que vieram inocentes, contentes perguntar o que ele queria.

- Eu sou Jesus e vim para a festa que estão celebrando pelo meu nascimento.

As crianças felizes correram para casa, e puxando o mendigo pelo braço gritavam.

- Mamãe, papai Jesus está aqui. Ele existe e veio festejar conosco o seu aniversário.

Na porta de entrada estavam o pai e a mãe que recolheram de imediato as crianças, e dando uma descompostura, puseram o mendigo prá fora do portão.

- Mas pai, ele é Jesus e veio para a festa dele.

- Deixem de besteira, ele é um vagabundo que vive na rua.

- Mas ele é Jesus, ele disse para nós, insistiram as crianças.

- Vocês acham que Jesus é tão feio e mendigo? e bateu a porta com violência.

Ele ainda conseguiu escutar estas últimas palavras.

Ficou triste e foi se embora.

Já era madrugada, e ainda em muitas casas a festa continuava.

Num caminhar desolado foi chegando ao seu canto que num canto deste recanto era o canto maravilhoso que tinha.

Comeu alguma migalha que lhe restava e repartiu este pouco com o cachorro vadio que se achegou.

Adormeceu feliz lembrando do único abraço que tinha recebido em toda sua vida. Sentia ainda o calor dele.

No dia seguinte a Prefeitura recolhia um corpo inerte mas estampando no rosto um belo sorriso.

Mario dos Santos Lima
Enviado por Mario dos Santos Lima em 11/12/2012
Código do texto: T4030759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.