Rogério Ceni...mais uma vez um exemplo.

Rogério Ceni...mais uma vez um exemplo!

Jorge Linhaça

Tudo bem, você pode não ser são paulino ou nem mesmo gostar de futebol, mas Rogério Ceni é uma dessas figuras raras que é impossível passarem despercebidas.

Não basta ser um dos melhores goleiros do mundo em todos os tempos, Rogério Ceni tinha de ser também artilheiro, com mais de 100 gols marcados em sua carreira.

Mas isso também não bastava a Rogério, tinha de ser exemplo de dedicação e amor à camisa do time que o projetou mundialmente. É um dos jogadores que mais treina, que mais se dedica, dentro e fora de campo a manter sua forma física e, quando sofre alguma contusão, chora pelo tempo que irá permanecer fora dos gramados...literalmente chora...intensifica tratamentos faz de tudo para voltar antes do prazo previsto.

Rogério Ceni é um líder incontestável pois lidera pelo exemplo que passa aos companheiros.

Ceni é um estudioso do futebol, está sempre atento ás competições que disputa, seus regulamentos e o desempenho dos próximos adversários.

Se isso já o tornava diferenciado, elegendo-o à categoria de ídolo e M1TO do São Paulo, ontem entrou de vez na galeria dos admirados por outras torcidas.

Lucas despedia-se do São Paulo...após uma final tumultuada o São Paulo sagrou-se campeão da copa Sul Americana...Rogério como capitão foi chamado a posicionar-se no lugar mais alto do pódio para erguer a taça...ameaçou subir, chamou todos os demais...trouxe o menino Lucas para junto de si no pedestal...e...pasmem...retioru sua braçadeira de capitão, colocou-a no braço do garoto e fez com que este erguesse a taça.

Um pequeno gesto de um grande homem...Ceni talvez não tenha a chance de ganhar outro campeonato neste seu final de carreira, poderia fazer questão de erguer a conquista inédita para o clube mas foi grande o suficiente para deixar o posto de protagonista, desviar de si os holofotes e transferir a glória da foto, da galeria, para o jovem garoto que se doou como poucos jogadores vendidos se doaram a um time depois de negociado.

Alguns consideram Ceni arrogante...porque analisa os fatos sem aquele papo ufanista de boleiro, porque é eternamente otimista em relação ao seu clube, porque fala de seu amor e das glórias conquistadas no seu único time profissional.

Quem dera que todos os arrogantes fossem dessa maneira, tivessem esse comportamento, fossem capazes de nos dar exemplos de hombridade tão escassos nos dias de hoje.

Rogério Ceni é sim "o cara"... e temos sorte de poder aprender com suas atitudes.

Salvador, 13 de dezembro de 2012