O preço da literatura no Brasil

Nos últimos dias deixei no site uma enquete que perguntava “de quem é a culpa do baixo índice de leitura no Brasil?” Foram várias participações, mas uma única constatação: é muito caro ser leitor no Brasil.
57% das pessoas que participaram da enquete informaram que o baixo índice se dá ao fato de que os livros no Brasil são muito caros. Eu concordo. Hoje, um lançamento de um escritor já com uma certa fama custa em média cem reais. Levando em conta que o salário mínimo no Brasil é de pouco mais de seiscentos reais é quase inconcebível a compra pelo cidadão da primeira classe trabalhadora, sendo esta a maior classe da nossa população.
No Brasil tudo é caro. Os juros são altos. A logística é complicada e distante o que acaba encarecendo todo o processo de produção e por conseqüência transforma em quase impossível a venda de livros em grande escala. Cada vez mais estamos caminhando para um túnel escuro de onde não conseguiremos sair e a nossa literatura corre sério risco de viver apenas da lembrança de um passado glorioso.
A solução para diminuir este preço ao consumidor é um tema de muito debate, eu ainda não sei, mas posso afirmar com todas as letras que cada vez mais a nossa literatura e cultura entra pelo ralo e quem perde é a população brasileira de um modo geral.
13% das pessoas disseram que a culpa é dos escritores brasileiros da atualidade que são fracos. Concordo que não temos hoje grandes nomes na literatura, mas há sim muita gente boa por ai. Um exemplo disso são os inúmeros blogs de qualidade que encontramos na internet, o problema é que a grande maioria não consegue publicar e quando o faz, é de maneira independente e acaba ficando longe do conhecimento do grande público.
As editoras deixaram de lado os escritores e se dedicam mais em publicar lixos literários de celebridades que se acham Machados de Assis. Precisa-se agir e rápido. Precisamos redescobrir a nossa literatura, de forma com que consigamos lançar novos escritores de qualidade e valorizá-los.
Para os leigos terem uma ideia, hoje um escritor ganha 5% dos direitos sobre a sua obra. Isso quando já tem algum respaldo, porque os iniciantes tem que pagar para serem publicados. Em média um escritor vende num período de seis meses dois mil livros, sendo bem vendido. Se esta obra custar 100 reais, teremos um valor de 20 mil neste período, no entanto destes 20 mil apenas mil vem pro escritor, o que impede que uma pessoa viva com isso.
Em minha opinião precisamos de duas coisas urgentes. A primeira diminuir os valores de comercialização dos livros e a segunda aumentar o ganho dos escritores possibilitando assim uma maior vendagem e por conseqüência uma maior dedicação dos escritores, o que aumentaria consideravelmente a qualidade da nossa literatura.
Eu sinto, mas preciso dizer, o sistema esta engolindo a nossa literatura, que sangra e morre um pouco mais a cada lançamento.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 13/12/2012
Código do texto: T4034224
Classificação de conteúdo: seguro