SENSIBILIDADE

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da Tua presença, e não retires de mim o Teu Espírito Santo.Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a Tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.

Salmo 51:10-15

“O ser que é ser transforma tudo em flores.../

E para ironizar as próprias dores /

Canta por entre as águas do dilúvio!“.

(Cruz e Souza, Últimos Sonetos, p. 180)

Como se fosse uma dessas ironias que ocorrem em nossa existência, o mesmo dom que me privilegia por escrever textos e poesias que muitas vezes tem o poder de alegrar e emocionar o coração das pessoas, creio que em muitos momentos, este mesmo sentimento produz em mim uma terrível dor devido a imensa sensibilidade que me acompanha, já teria me levado desta vida, isto se eu não estivesse realmente amparado pela grande e única força do bem que só nos é concedida por Deus.

Qualidade ou defeito não sei, mas faz parte de mim. Permite-me captar com uma nitidez incomum quando alguém está mentindo, e até me conta através dos olhos das pessoas quando estão usando de falsidade, também me confidencia quando usam de falsas bajulações servindo de prevenção quando indevidamente alguém quer passar-se por “amigo”.

Essa sensibilidade me facilita perceber todo tipo de ingratidão daqueles de quem eu até poderia esperar algum reconhecimento [...] Me faz perceber quando alguém próximo a mim tenta armar alguma cilada. E o que é pior, essa sensibilidade muitas vezes me faz até perceber quando não sou correspondido em meus mais puros sentimentos [...]

Eu até poderia dizer que me alegro imensamente com essa percepção que me foi concedida por Deus. Entretanto, se juntamente com esse dom maravilhoso que o Criador me concedeu, Ele não tivesse acrescentado o dom de perdoar, de entender as fraquezas humanas, o dom de desejar e acreditar que somente o amor e o poder da oração conseguem transformar todos aqueles que caminham conosco a mesma trilha aqui na Terra, hoje eu teria uma alma totalmente amargurada.

Porém, em todos os momentos de tristeza, de solidão, nos momentos que sinto meu coração partir-se ao notar o grande desamor que existe em determinadas pessoas que nos cercam, logo vem em meu pensamento às palavras do Eterno Pai, pedindo-me para que eu tenha paciência, que acima de tudo eu tenha amor em meu coração, Ele me aconselha para que mesmo silenciosamente, eu ore pela pessoa ou pessoas que naquele momento estão sendo usadas pelo mal para tentar me atingir e roubar minha paz.

Eu estaria faltando com a verdade se não confessasse que nestes momentos o meu sofrimento é imensurável... Muitas vezes, não resistindo à extensão dessa dor, percebo que silenciosamente minha alma chora... Às vezes ela até se abate de tanta tristeza...

Felizmente, logo, logo, o Senhor me trás a memória a presença do Espírito Santo. Ele me consola, conforta-me, restaura-me as forças e me leva a orar... Após alguns momentos de completa sintonia com Deus, sinto-me com o espírito renovado. E para minha surpresa e alegria, percebo o ambiente em minha volta totalmente modificado.

O grande poder do nosso Criador promoveu uma grande mudança ao meu redor e as trevas que pareciam infindáveis se foram... O mal que tentava aturdir minha alma foi totalmente extinto, e a luz resplandecente da paz e do amor voltou a refletir o seu magnífico esplendor.

Mais uma vez reverentemente, ajoelho-me e agradeço sinceramente ao nosso Rei maior, pela grande felicidade que Ele proporcionou-me ao conceder-me este maravilhoso privilégio da oração...

Agradeço pela fé... Agradeço por Ele ter me ensinado a ser paciente com aqueles que ainda não aprenderam o quanto é importante viver em sinceridade com os ensinamentos de Cristo.

Agradeço por ter aprendido com a sabedoria divina que devemos procurar entender e perdoar as ambições doentias do nosso próximo... Agradeço pela força que Ele me tem dando para aceitar com humildade todo mal que tem como origem justamente pessoas as quais confiei e que jamais pensei receber tanta ingratidão...

Agora, com minha alma recomposta e aliviada, percebo uma lágrima solitária rolar lentamente em minha face... Porém, logo percebo que esta lágrima foi gerada de puro contentamento e prova de agradecimento pela convicção que trago em meu coração da presença de Jesus em minha vida.

(Do Livro EU CREIO!)