DEFINITIVIDADE -

Uma das coisas (piadas) que me fazem rir, mas rir muito, é ouvir alguém dizer: “isto é definitivo!” com uma grande exclamação acompanhando.
O que é definitivo para você? Uma rocha imóvel? O nascer do sol todos os dias? A fórmula da água? A promessa do SIM para sempre diante do padre? um burro empacado? Ou ainda: uma vaca atolada que vai afundando no brejo ou cavalo que caiu em um poço que vai afundando tentando sair?

A sua palavra? A morte?

Ouço alguém dizer-me agora: “só a morte” Voltarei a esta assertiva daqui a pouco, mas antes, expresso-me: pense um pouco, mas se, definitivamente não quer pensar sobre este assunto, é inútil; o cérebro é independente, incontrolável, indisciplinado, convicto, peralta, e brincalhão; pelo menos para aqueles que nunca ouviram sequer falar em mantras, meditação, disciplina ferrenha e obediência.
Só os monges orientais não são doentes egóicos.
Então, vai pensar, sim! “

Que seja eterno enquanto dure” disse Vinícius. O amor não é definitivo. “O que foi feito está feito” também não é definitivo e nem precisa de razão, é muito claro; a afirmativa de que um feto desenvolve-se no útero não é definitiva faz tempo, assim como seios caídos e zarolhice de nascença.
”Deixei de fumar Há 10 anos, é definitivo, nunca mais colocarei um cigarro na boca” Ah! Ah! Ah! Conheci um senhor, amigo da família, que aos 70 anos deixou de fumar. Sabem o que ele pediu ao médico antes de partir?
– “Doutor”, posso fumar um cigarro?
– Pode sim; acendeu colocou entre os dedos do moribundo que tragou uma vez e...foi-se .

Alguém zombou de você, e você ainda lembra o sorriso crítico e sarcástico da pessoa, ainda escuta as palavras que ela disse; é definitivo? Não; se você sabe o que é PNL e se quiser, pode substituir aquela imagem por outra. Requer trabalho, mas, mesmo assim, não é definitivo.

Defina DEFINITIVO; Definitivo é o agora. Será? Quando você acabou de dizer esta frase o Agora já era...Muita coisa já foi definitivo, mas teve sua conotação e existência alterados. Uma palavra dita, a pedra atirada não foram definitivas. Quem quiser continuar pensando que foram, que seja! Uma vitória em uma competição também não. Já ouvi alguém dizer: “seria melhor não ter ganho aquele jogo” e só em proferir a frase não houve vitória.

Definitivo tem a aparência de simplicidade para uns ou de complexidade para outros. Digo que definitivo é indefinível. O que não existe, não se define.

Voltando agora ao que escrevi : de quase todas as respostas que obtive a mais “convincente” foi: “a única coisa definitiva é a morte”. Continuo sorrindo da piada. Então o Poderoso cria a sua obra e depois, num momento de capricho, conscientemente, quebra a escultura em pedacinhos, destrói a tela com estilete, derruba o viaduto, queima todas as partituras de suas composições. Anhanh... Morreu a carne, os bichos destruíram os ossos, não ficou nadinha; só o cabelo, assim garantem.
Acontece que O Supremo fez a cópia de sua obra: a alma acoplada ao corpo e o espírito que nada mais é que a alma após a destruição do físico. Corpo físico que foi vilipendiado, explorado, desrespeitado, desumano,de caráter soberbo, pretensioso, orgulhoso, mau, maldoso, ferino, libertino (porque tinha o livre arbítrio e continuará tendo depois, a CONSCIÊNCIA).

Essa sim, é definitiva, de geração a geração..

E todos os “definitivos” voltarão, certamente.