SERVIÇO DE ATENDIMENTO A CRIATURA

Conversando com uma amiga, falamos sobre envolvimento emocional, encontros que se transformam em amizades, e do tipo que parece que sempre nos conhecemos. Você pode dizer que é impossível, mas você já experimentou uma amizade assim? É o tipo de amizade legítima, sem intenções escusas, que vem do coração. Não é perfeita, porque perfeição humana não existe, e precisa de cuidados como qualquer outro relacionamento. Pois, com nossas atitudes machucamos pessoas que amamos de verdade e, perdemos, senão enquanto as vidas durem, mas por um longo tempo de separação, ou pode acontecer de haver reconciliação rápida, mas dependerá do quão disposto estão em perdoar-se mutuamente.

Pois é, aí minha filha do coração disse que quando chegasse ao céu, iria perguntar ao SAC (Serviço de Atendimento a Criatura), porque foi que nos separaram. A única explicação plausível que eu achei foi que ambas se encontrariam em dado momento da nossa existência, quando ambas precisariam uma da outra, quando as duas, do ponto de vista acadêmico, trilharam o mesmo caminho, com a mesma sensibilidade, e com o lado positivo de não sabermos todos os defeitos uma da outra com antecedência.

A Bíblia fala que a amizade de Davi com Jonatas era uma amizade tão grande, maior que a de irmãos. Como seria bom que ao longo da vida pudéssemos tecer grandes teias de amizade com leveza, calor, empatia, solidariedade, mansidão, mas também, correção, honestidade, legitimidade, onde não fosse necessário criar máscaras para não afugentar aqueles que por algum motivo não quer se envolver com os problemas do cotidiano do outro, talvez porque o outro não tem interesse em tornar esta amizade profunda, ou porque o outro também tem seus próprios problemas e precisa lidar com eles, e não está disposto a carregar mais um em suas costas. Mas, um aviso importante: não faça do amigo uma arma, porque a vítima será você e ele, principalmente se ele vier a reboque, como substituto de um relacionamento afetivo.

Posso dizer sem medo de errar, que minhas melhores amigas são as minhas irmãs. Brigamos como irmãs, compartilhamos nossos problemas irmãs-amigas, temos prazer de estar umas com as outras. Jonatas e Davi puderam se encontrar e desenvolver uma amizade que durou toda uma existência. Jonatas morreu primeiro, e Davi chorou muito a morte do amigo.

Se tiver um amigo, independente da idade, abrace de verdade, convide para tomar um café, converse muito quando der, não apenas assuntos sérios, ou problemas, mas convidar para momentos para “jogar conversa fora”, pelo puro prazer que a companhia do amigo(a) proporciona.