"Toda família é sagrada" ost Lisy Telles



Já é quase Natal.
A família, novamente, estará reunida.
Como em outros Natais: È hora de providenciar a Ceia.
Abro o velho caderno de receita, companheiro de outros eventos: Páginas amareladas pelo tempo denunciam a longa estrada percorrida. Não é um caderno bonito, nem organizado, porem, suas páginas contam histórias: Aniversários, encontros, descobertas, amizades e até... Momentos vazios... Anotações, ao pé da página, esclarecem a qualidade das receitas: bom, muito bom, ou a origem das mesmas: Tia Maria, D. Zilda, Minha mãe. Outros personagens, quase esquecidos, reaparecem em minhas lembranças.
Folheio, vagarosamente, o velho caderno. Já agora, não procuro receita, apenas deixo-me levar de volta no tempo. De cada pagina brotam lembranças... Imagens escondidas nas linhas, nas manchas e respingos das folhas.
Caligrafias diferentes trazem-me aqueles que já não estão, fisicamente, entre nós.
Receitas assinaladas, com datas distantes, marcam gratos momentos: Imagens tão nítidas, que passado e presente se confundem.. O tempo já não existe. Fantasmas alegres e coloridos dançam entre as paginas do velho caderno. É a Vida passando, em torno da cozinha.
.....
A neta chega entusiasmada: “Vó, trouxe novas receitas para nossa ceia de Natal: Práticas e light”.

Desperto de meu devaneio. Sinto leveza no coração: Percebo que a culinária continua formando lembranças e unindo vidas!

Desejo aque todos tenham : Uma ceia de Natal, simples ou sofisticada,  iluminada pela mensagem do Cristo:  

          "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS!"

                                                         Feliz Natal!!
Lisyt
Enviado por Lisyt em 23/12/2012
Reeditado em 22/12/2020
Código do texto: T4050192
Classificação de conteúdo: seguro