MINHA MÃE

Minha mãe é dessas mãezonas grandes, imensas, quase redonda. É dessas mães que vêm parindo seus filhos há anos, os vêm alimentando, cuidando deles.

Tem tantos filhos, esta minha mãe, consegue cuidar de todos eles, mas eles têm sido muito ingratos com ela.

Somos muitos, em casa. Para ser franco somos mais de 6 bilhões de filhos.

Meus irmãos e eu fazemos uma besteira atrás da outra.

Temos acabado com a camada de ozônio da atmosfera aqui de casa, e assim vamos aquecendo demais a nossa mãe.

Ela tem umas regiões bem geladas, para nos ajudar a viver melhor, mas nós, meus irmãos e eu, estamos derretendo a cada dia que passa todo aquele gelo.

A mãe reclama, geme, se aborrece, mas nós somos maus filhos, e nem lhes damos bola.

Nos últimos 150 anos andamos descobrindo coisas novas, construindo carros, motores, geradores, uma parafernália de equipamentos que poluem, e necessitam cada vez mais de combustível.Por isso jogamos todos os dias, toneladas de material poluente no ar.

Então, sempre estamos, meus irmãos e eu, explorando a nossa pobre mãe, cavando-lhe o ventre atrás de petróleo, e outros minerais, que consumimos mais e mais.

Ela tem regiões aprazíveis, com muita água, seus mares. São como reservatórios de lágrimas que a nossa velha mantém, para um dia chorar por nós. Mas qual: meus irmãos e eu jogamos no fundo destas águas, toda espécie de coisas: plástico, esgoto, navios que afundam e os deixamos lá, até lixo atômico tem lá.

E a nossa velha mantém nesses mares sua criação de animais, os peixes, mas nós os capturamos sem controle, matamos baleias e outros animais que ela cria nas suas regiões geladas.

Quando meus irmãos e eu cortamos desenfreadamente suas árvores, é como se tivéssemos raspando a cabeça da nossa mãe, deixando-a careca. E com as árvores, destruímos outros sistemas de vida que ela mantém nas suas cabeleiras florestais, um eco sistema inteiro.

Ah, como somos maus filhos. Teve gente que até já disse que a nossa mãe é azul. Imaginem uma mãezona toda azul.

Muitos de meus irmãos lutam para proteger a nossa mãe. Fazem protocolos, que uns assinam e outros não. É que na verdade, somos uns irmãos muito desunidos. Aliás, vivemos em guerra. Se não tem um motivo para fazer uma, nós inventamos o motivo. E a nossa pobre mãe acaba sentindo o impacto: bombas, explosões de todo tipo, incêndios enormes, muitas mortes. Nessas guerras, meus irmãos envenenam a pele de nossa mãe com toda espécie de produtos químicos. Napalm, desfolhantes, usam lança chamas, chuvas ácidas, o diabo.

De vez em quando nossa mãe fica brava e começa a entrar em erupção em algumas regiões, ou treme de raiva em outras, ou dá uns puxões de orelhas em alguns de seus filhos através de tsunamis, tornados, furacões, tudo isso para ver se meus irmãos se tocam, mas qual nada. Passados os pitos que levam e os castigos que ela aplica, lá estão meus irmãos novamente fazendo travessuras..

Realmente, falar da nossa família é, pelo jeito, bem penoso.

Mas já que neste dia se comemora o dia internacional da mulher,vamos ver se cuidamos e preservamos as nossas mães mulheres, biológicas ou não, as que nos pariram, nos cuidaram, nos educaram, e também daqui para a frente vamos procurar cuidar um pouco melhor da nossa mãe maior.

A benção Dona Gaia Natura, mais conhecida pelo apelido de Terra. .

Matogrosso
Enviado por Matogrosso em 08/03/2007
Código do texto: T405615