Dois irmãos da rua

Se uma voz me narrasse o instante que me fez escrever esta crônica, talvez o encanto dele eu não sentiria. Talvez as narrações de nossas retinas sejam mesmo mais impactantes...

Eram dois e, na verdade, são milhares. Dois seres, duas ilhas, dois errantes. Eu estava no carro - no banco de trás. Naquela época, tinha eu meus doze anos. Era uma rua pequena, o que possibilitou a total apreciação daquele instante que, facilmente, renderia um filme.

Nenhum dos dois têm o nome conhecido. Porém, chamo um de "Cachorro" e, o outro, de "Menino". Caminhavam na rua e de repente se encontraram, de repente se olharam, de repente se depararam, de repente se amaram. Ficaram imotos durante todo o tempo em que eu pude observá-los profundamente.

Ali, amigos, houve talvez o encontro de duas vagas vidas. Ali, amigos, houve talvez - além da troca de olhares - a troca de desabafos. Ali, amigos, Menino e Cachorro se depararam com a grande diferença anatômica que os separavam e, ternamente, espantaram-se com a grande semelhança incondicional que os unia na figura de irmãos da rua.

Não vi - infelizmente - o desfecho daquele instante. O fim não é o mais importante quando o meio já é capaz da comoção às lágrimas e às faces. Por isso, aquele encontro não consumado em minhas retinas se cristalizou em minhas lembranças.

Há encanto, amigos, no Sol, na Lua, na Rua e nas esquinas... E os extremos se amam e se confortam, é necessário apenas uma semelhança incondicional: o amor solidário.

27/12/2012

Innocencio do Nascimento e Silva Neto
Enviado por Innocencio do Nascimento e Silva Neto em 28/12/2012
Reeditado em 28/12/2012
Código do texto: T4057256
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.