Mudanças.

É comum ouvirmos pessoas dizerem que as coisas não mudam, continuam sempre as mesmas. Não concordo com tal afirmação, até porque o que temos de certo na vida é a mudança. A própria vida é uma continua mudança, um continuo devir que trás em seu bojo as mudanças. O homem é um animal que está sempre entrando no futuro. Que é o presente? Se quando nos damos conta dele já é passado. Que é o passado senão memórias de momentos que vivemos ou que nos contaram. Destes fatos, evidencia-se que estamos sempre entrando no futuro. Somente o exposto acima já justifica a afirmação de que a vida é mudança.

Abordarei algumas mudanças que ocorreram na vida em sociedade, e que em minha opinião mudaram a cultura, usos e costumes de uma sociedade, para melhor. Mudanças que mexeram em toda a estrutura social.

Um fato que quero abordar é a questão do Negro. Se estivéssemos a cerca de 112 anos atrás este que vos fala provavelmente estaria em um canavial, e não escrevendo esta crônica porque sou de cor parda. Pardos são aqueles sujeitos que são filhos de branco (a) com negro (a). Isto mesmo leitor, há cerca de 114 anos atrás havia escravidão nestes trópicos. Isto não é uma mudança substancial? Hoje vemos negros nas diversas classes sociais e nas diversas estruturas econômicas deste país. Alguns melhores que outros, mas o importante é não termos mais escravos. Rapidamente vamos dar um pulo até a América Do Norte onde em 1968 assassinaram Martin Luther King em razão de sua luta pela igualdade entre negros e brancos nos EUA. Quarenta anos depois um negro senta na cadeira mais importante daquele país, que apesar da recessão que atravessa, ainda é o império que mais tem influência em todo o planeta. Gostaria de lembrar que 114 anos do término da escravatura no Brasil ou quarenta anos da chegada de um negro na presidência dos EUA são um nada em relação à história da humanidade. Não estou afirmando que o mundo está uma maravilha para os negros. Estou afirmando que houve mudanças e estas foram para melhor.

Outra questão em que a mudança explicita-se a nossa visão é a questão da mulher. Há cento e poucos anos atrás queimaram centenas de mulheres vivas, simplesmente porque estas reivindicavam melhores condições de trabalho. No Brasil a mulher somente teve direito a voto a partir de 1930. Mas as conquistas delas mais significantes, como por exemplo, trabalhar fora, são fatos ainda mais recentes. Outra conquista feminina recente é a igualdade de responsabilidade da mulher junto com o marido na condução da família. Antes da Constituição de 1988 era o homem que era o chefe da família. Cabia ao homem a decisão do que fazer, ou seja, o homem tinha a palavra final em casos de conflitos. Outra conquista é a igualdade salarial, embora ainda haja diferenças na realidade prática, é indiscutível que a renda da mulher melhorou e muito. Poderia citar diversas conquistas femininas, mas vou me ater a uma que considero substancial, a saber, a possibilidade de conduzir uma nação. Vide os casos de Dilma Rousseff, Ângela Merkel, Cristina Kirchner e outras.

Outro fato em que a mudança é visível é na questão da educação. O número de brasileiros alfabetizados hoje está próximo dos 100 por cento. O número de pessoas com curso superior, mestrado e doutorado neste país também aumentou muito. Imagino que alguns leitores estão pensando que a qualidade do ensino caiu. Concordo, porque conheço a realidade porque entre outras atividades, exerço também a de professor. Mas é inegável que mesmo com esta qualidade inferior, os letrados de hoje estão em melhores condições que os analfabetos de ontem.

Para finalizar gostaria de salientar que outra mudança evidente é na comunicação. No passado além da maioria da população ser analfabeta, os meios de comunicação eram precários. A comunicação dava-se por cartas que demoravam a chegar. Escrever ou publicar um livro era coisa de poucos. Hoje você acaba de escrever um texto, e já pode postá-lo na internet o que permite a leitura por qualquer pessoa do planeta que conheça o idioma em que o texto está escrito. Isto me parece uma mudança substancial. Dá pra citar também a possibilidade de conversar com outra pessoa em um país distante e vendo esta pessoa. Enfim, as mudanças ocorrem a todo momento e evidenciam-se a nós. Basta querer ver, porque como foi dito no inicio do texto a vida é um contínuo devir, em outras palavras, a vida é mudança.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 29/12/2012
Código do texto: T4059235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.