Só sei ser assim

Uma coisa que percebi é que, quem gosta de ler, chama a atenção. Notei isto porque sou uma viciada em leitura. Levo livros para o ponto de ônibus, o consultório médico e a escola. Não quero passar por intelectual,só sei ser assim. Gosto mesmo de ler, sinto-me inclinada a fazê-lo. É como atender a um chamado ao qual não posso resistir. Quando estou em algum lugar, sem nada para fazer, pego um livro e começo a ler, pensando que ninguém está me olhando porém, esta impressão é ilusória. As pessoas se aproximam e dizem coisas como: "Você gosta de ler, não é?"

E chamo mais a atenção quando levo livros escritos em inglês. Todos me cercam e dizem: "Nossa, você lê em inglês?" , "Eu queria saber inglês como você, mas não tenho jeito para línguas." Como resposta, eu digo:"Não foi jeito não. Foi estudo mesmo."

Antes, eu me aborrecia com a falta de noção das pessoas. Eu me dizia: "Será que ninguém vê que não quero conversar? Quero ler!" Outra coisa que me chateava era o fato de me olharem como se alguém gostar de ler fosse uma coisa anormal, do outro mundo. Eu me sentia como um extraterrestre, um animal raro no zoológico.

Nunca quis que me olhassem. Apenas amo ler. Hoje, não me chateio mais. Já vi que sempre olharão para o fato de que leio muito e não passo sem um livro. Mas ler é muito gostoso. Sabendo que não estou dizendo nada novo, eu digo que, ao ler, mergulhamos num outro mundo e despertamos a visão dos nossos espíritos. Passamos a entender melhor os seres humanos e, consequentemente, a mim mesma.