Pat(eta)riotismo

Pat(eta)Patriotismo

“O Vernáculo é direto: Amor a Pátria”

A multiplicidade das interpretações nos diversos lugares e tempos agrupa os homens em partidos, tornando-os sectários de ideologias criadas pelas suas necessidades e condições peculiares.

Mais do que em outros tempos, urge darmos à palavra patriotismo, não só um significado magnífico ou o poder de elevado expressividade. Urge dármo-lhe vida e ação.

Não é ficar contemplando inerte os feitos do passado ou a consagração rotineira e improfícua de motivos fetichistas. Mas é labor, é desprendimento.

Patriotismo é força unificadora dos indivíduos, à sombra de aspirações sublimes.

É união,coesão,que nenhuma doutrina desintegradora seja capaz de destruir.

É o suor do lavrador em contato com a terra, fazendo jus “ao pão de cada dia” É o fragor do malho, o ruído das fabricas e o rumor das escolas.

É o amor!

É harmonizar os talentos e as aspirações para dar, às coletividades um destino.

É respeito ao semelhante, a verdade, a justiça!

É assumir responsabilidades, é estabilidade, é tranqüilidade para trabalhar!

A época não permite evocação passiva do que ficou atrás,

A mentalidade do povo deve marchar a passos agigantados.

Porém a matéria ameaça subordinar o espírito, e provavelmente a ruína é previsível.

Sigo, entretanto o ditame de um patriota nato, o catador de reciclados que semanalmente passa na minha rua.

Na época da copa, alguém jogou fora um bandeira do Brasil,ele ajuntou ,dobrou-a em quatro e a guardou carinhosamente no seu carrinho de trastes.

Seu gesto me emocionou e me dirigi a ele perguntando-lhe:

Amigo, você gosta tanto assim do Brasil?

- Muito seu Kia!, Muito!

-Qual o motivo que faz você ter este amor?

-”Oia seu Kia, nasci aqui, vivo aqui e vou morrer aqui”! É o único "porquera" que tenho!!!