O CIGARRO ME FEZ VOLTAR A ESCREVER

Dias atrás, aqui no Recanto das Letras, eu disse que iria parar de escrever.

Mas hoje, 10 de janeiro de 2013, lendo o colunista Moisés Mendes, no Jornal Zero Hora, deparei com a seguinte frase, que achei genial:

FUMAR É UMA DAS GRANDES IMBECILIDADES DA HUMANIDADE.

Que me perdoem os fumantes! Mas achei genial mesmo.

Nada contra os fumantes, ou melhor, tudo contra. Contra, pelos malefícios que o cigarro causa a eles próprios, e indiretamente às pessoas a sua volta, pela inalação involuntária da fumaça, tornando-as "fumantes passivas". Contra também, pelo efeito produzido pela fumaça no meio ambiente. Cientistas já comprovam, que a fumaça emanada diariamente de milhões de cigarros em todos os pontos do planeta, é uma das principais causas do "efeito estufa", que ameaça a nossa sobrevivência.

Por esta razão, é que sou contra os fumantes. Mas nada contra suas pessoas, que na verdade são vítimas do vício. Vício aliás, que pode ser vencido, se realmente o quiserem, pois já existem várias alternativas para deixar de fumar, claro que associadas à força de vontade.

Volto a dizer que achei genial esta frase:

FUMAR É UMA DAS GRANDES IMBECILIDADES DA HUMANIDADE.

Deixemos de ser imbecis. Quando digo "deixemos", é porque também nós, "fumantes passivos", que somos obrigados a inalar involuntariamente a fumaça, nada, ou quase nada fazemos para ajudar um fumante a deixar de fumar.

Acho que devemos ter uma participação mais ativa nas campanhas contra o tabagismo.

Acho que aqui, estou fazendo a minha parte. Espero poder fazer mais.