O Velório do Seu Adão

Minha mãe Maria e minha Tia Anita,tinham um "estranho"costume!As duas adoravam um "velório".Certa tarde de uma quinta feira,o telefone tocou,era minha adorável tia.Minha mãe atendeu,escutei quando ela disse:Nossa,que coisa triste, o coitado morreu?

Fiquei pensando comigo,dessa vez deve ser alguém conhecido!

Ao desligar o telefone,eu não me contive e perguntei...quem foi que morreu?

O Seu Adão,Seu Adão faleceu!

Fiquei parada olhando pra ela e tentando lembrar de alguém de nome Adão...não sabia de quem se tratava,aí perguntei:

Mãe,quem é Seu Adão?

Ela prontamente me respondeu,Seu Adão,marido da Dona Catarina,sogra do Waldemar que é irmão da Tereza que foi vizinha da sua tia Anita!

Meu Deusssss,eu não estou ouvindo isso,pensei comigo.Elas nem devem conhecer o defunto,e se duvidar,não sabem nem a cor que ele tem,nem idade também!

Essa eu não poderia perder,eu tenho que ir junto.

La fomos nós,minha mãe,minha filha de seis anos e minha tia!

Quando chegamos ao velório,uma coisa era certa,deveria ter sido uma pessoa muito querida,pois tinha muita gente,chorando,se descabelando!

Entramos...as duas comprimentavam as pessoas,mas certamente por educação,pois não eram nem conhecidos!

La estava a viuva,sentadinha ao lado do caixão,inconsolável tadinha, na maior cara de pau enquanto as duas comovidas, abraçavam e conversavam com familiares,eu fui me aproximando do caixão,eu precisava ter pelo menos uma noção de como era Seu Adão!Fiquei observando o defunto,enquanto a viuva passava as mãos na cabeça dele,ajeitava a gravata do terno marrom

coisa de viuva mesmo,aposto que em vida,nunca fez isso!

Era um defunto bem apanhado,aparentando 50,55 anos mais ou menos,

cabelos grisalhos,alto,hummmm....olhos azuis(brincadeirinha)rs

Me assustei quando a viuva começou a olhar pra mim,pensei,ela deve estar tentando lembrar de onde me conhece(que vergonha)!Ela então veio em minha direção,pensei...danou-se!

Fiquei surpresa quando ela pegou a minha mão,me puxou e me abraçou!

Sabe aqueles momentos que voce nem sabe o que fazer,o que dizer?

Ela começou a chorar no meu ombro(babando em minha blusa),até agora não entendi o por que!

Eu precisava dizer alguma coisa,mas falar o que?se nem o defunto eu conhecia!Quando finalmente resolvi falar alguma coisa,chegou uma coroa de flores muito bonita que colocaram bem próximo ao caixão,estava escrito:"Saudades eternas ao nosso querido amigo Dr.Francisco Gomes ...

Dr.Francisco Gomes?

Meu Deus,estamos no velório errado!

Sem dizer nada,apenas dei um beijo na viuva e me retirei!Chamei minha mãe e minha adorável tia no canto e falei...vamos embora daqui,o defunto no caixão,não é Seu Adão!As duas se olharam e deu um ataque de risos, para disfarçar,elas curvaram a cabeça como se estivessem chorando..."que cena deplorável"!

Minha filha,sem entender nada,queria ver o defunto,fiquei preocupada,ela nunca tinha visto um,vai que fique traumatizada!

Dei uma desculpa e falei:Minha filha,o corpo ja vai sair para ser enterrado!

Nunca mais vou me esquecer da cena,das palavras da minha filha,ela me olhou assustada e perguntou...

Mamãe,só o corpo,a cabeça não?

Olha,depois dessa,não tenho mais nada a dizer!

Marinez Novaes
Enviado por Marinez Novaes em 11/01/2013
Reeditado em 11/01/2013
Código do texto: T4079050
Classificação de conteúdo: seguro