UTOPIA DE CIDADÃ

Autora: Genuzi de Lima

02 de janeiro de 2013 acontecera a solenidade de posse de prefeito e vereadores eleitos nas eleições do ano passado.

Minha porção curiosa que até então se resguardara vem à tona abruptamente...

O voto não tem fórmula matemática, não obedece à razão.

Ninguém vota nas pessoas em virtude dos princípios e valores, caso contrário, os decentes, fichas limpas teriam uma fila de eleitores e seriam, considerados, o político "póca" urna.

O eleitor vota por empatia, por beleza, por aliança de partido, por favor, por palavras, pela ousadia, pelo medo, pelo marketing...

Ninguém vota no político porque ele é educado, tem escolaridade, conhece a legislação, veste-se bem ou é integrante assíduo de religião. Isso são só referenciais.

Ainda vota, pelo enigma, pela afinidade, pelo partido, pelo cabresto, pela pessoa, pelo sentimento que provoca.

Às vezes, vota no politiqueiro.

Outrossim, vota no que promete e nunca cumpre, que te deixou a catar imbu.

Você precisa de saneamento na cidade, mas o político oferece o show dos "The Beatles" gratuito. Você abomina a falta de solidariedade, mas ele oferece uma obra faraônica. Nem o seu projeto ele sequer olhou, suas reivindicações jamais escutadas, ele aparece esporadicamente no recinto de trabalho. Então?

Então, o político tem um jeito de te olhar que te sente único, a palavra é a certeza da melhoria do que precisa na cidade, as promessas são bálsamo para os ouvidos. E você se sente valorizado, Isso tem nome: descompromisso.

E o eleitor justifica: "político é assim"...

Você cumpre direito e dever de cidadão. Com estes requisitos não se torna político, por quê?

- Ah! Político tem que ser assim...

Político, palavra substantiva...

Quiçá, em vez de classe gramatical fosse fração:

Homens + Direitos + Deveres = Político

Ficha Limpa

Não é como eu quero, portanto plagiarei Sócrates: "Sei que nada sei".

Votar é dever do cidadão, reclamar não vai modificar a situação.

Voto acreditando que tudo vai ser diferente...

Basta! Chega de suavizar as expressões:

Colarinho branco, corrupto, à margem da lei...

Deixemos de lado o eufemismo e digamos aqueles cidadãos são ladrões.

Reflita, analise, veja... E quem sabe você é o político que pode fazer o diferencial e mudar esta politicagem e ser aquele que tem a sapiência de Salomão.

Cidadão: reanalise, reveja...

Você pode ser o ideal.

Virtudes têm bilhões, honestos têm milhões, pensar nos outros têm centenas, modificar a situação você, só você, somente você, apenas você...

Nós, nordestinos, alagoanos, de Palmeira dos Índios temos o privilégio de compartilhar uma celebridade – Rosa Célia Pimentel Barbosa, anjo para salvar vidas que oferece um espaço onde existe amor, solidariedade e fraternidade como alicerce. Um fragmento de um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde pessoas são pessoas, de valor imensurável.

Lembre-se não precisa ser político para fazer o diferencial!

Pense nisso.

A cara da política: eu, você, nós podemos mudar este panorama, eis os exemplos.

Peço para fazer minhas as palavras de Madre Teresa de Calcutá:

“Não utilizemos bombas e armas para dominar o mundo.

Vamos usar amor e compaixão.

A paz começa com um sorriso – sorri cinco vezes por dia para alguém a quem não gostarias realmente de sorrir – faze isso pela paz.

Então vamos irradiar a paz de Deus e assim acender a Sua luz e extinguir do mundo e dos corações de todos os homens todo o ódio e amor pelo poder.”

Votar com consciência, reflexão e análise são a maneira mais eficaz de um país com a cara do Brasil.

Nós brasileiros, jamais desistiremos.

Genuzi
Enviado por Genuzi em 12/01/2013
Reeditado em 05/08/2013
Código do texto: T4080536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.