Leite das crianças

Sempre gostei de ficar junto com os mais velhos e prestava uma atenção danada nas conversas. Muita delas não entendia, mas o importante era fazer parte da turma e escutar.

Fui crescendo e o hábito continuou. Com meus quinze ano ficava nas férias escolares trabalhando (melhor seria dizer atrapalhando) meu tio que tinha uma agência de automóveis usados.

O ano era 68 e naquela época sua especialidade era pechinchar e comprar Gordini barato. Depois dar uma bela guaribada (lavar, polir, etc.) entrava a sua lábia de comerciante e o carro era vendido com uma boa margem de lucro. Era o modelo de carro mais barato e vendia muito. Se fosse financiado era ainda melhor, pois além de ganhar com a venda, a financeira repassava uma comissão do financiamento à agência.

Uma vez meu tio tinha acabado de comprar um Gordini para revender e uma senhora chegou assim que o carro foi comprado. Ele ainda não tinha sido guaribado. Ela olhou, examinou bem e disse: é uma pena que esteja tão maltratado. Meu tio rápido no raciocínio e um excelente comerciante respondeu de pronto: “volte à tarde que vai chegar um outro da mesma cor que está tinindo”. Está bem disse a senhora.

Rápido como uma flecha ele chamou seu empregado Zé e disse: “Capricha na guaribada que eu vou vender hoje mesmo esse carro”. E não deu outra.

A senhora voltou no final da tarde e quando viu o mesmo Gordini, agora devidamente preparado não se conteve: “Esse sim está bem conservado, logo se vê”.

Foi o que faltava para meu tio convidá-la ao escritório para fechar o negócio. Financiou o possante em 36 meses. Eu só observando o desenrolar da história sem dar um pio.

A senhora disse: “a prestação está um pouco salgada”. Meu tio emendou de prima “concordo com a senhora”. Mas é o governo com esses impostos. Imagina só ICM, IPI, IOF, LDC. Esses impostos atrapalham a vida da gente. A mulher se deu por satisfeita com a explicação e o negócio foi fechado.

Mais tarde a sós com meu tio lhe disse: ICM eu sei que é imposto s/ circulação de mercadorias, IPI – imposto de produtos industrializados, IOF – imposto sobre operações financeiras. Mas LDC eu nunca ouvi falar.

Meu tio falou baixinho no meu ouvido: Não espalha não, mas LDC é o meu imposto. É o leite das crianças.

Até hoje passados mais de quarenta anos ainda dou boas gargalhadas com o LDC.

Rogério Vianna
Enviado por Rogério Vianna em 15/01/2013
Reeditado em 16/01/2013
Código do texto: T4085938
Classificação de conteúdo: seguro