O SER HUMANO É INTELIGENTE ?

O SER HUMANO É INTELIGENTE ?

A explanação que segue aqui, foi transportada de uma comunidade que criei no Orkut há tempos atrás, a partir do momento que adentrei à Internet, logo assim que adquiri o primeiro computador. E isto se deu num passado muito recente, haja vista que há pouco tempo é que tomei a iniciativa de entrar no mundo digital e informático.

Lá eu dei nome à essa comunidade como "A PSEUDO-INTELIGÊNCIA HUMANA", onde disserto sobre as muitas ações equivocadas que o ser humano pratica em sua existência, desde que existe nesse planeta Terra, contrariando essa sua afirmação de ser um ser inteligente.

Assim, espero contar com a compreensão, entendimento e aceitação do leitor para o que vou expressar daqui em diante.

"A PSEUDO INTELIGÊNCIA HUMANA"

ESTE ESPAÇO É DESTINADO A MOSTRAR QUE, APESAR DE O SER HUMANO AFIRMAR SER INTELIGENTE, A VERDADE NÃO É BEM DESSE JEITO. E, COM O DECORRER DAS EXPOSIÇÕES AQUI COLOCADAS, FICARÁ MUITO FÁCIL ACREDITAR EM TAL HIPÓTESE.

POR QUE O SER HUMANO NÃO É INTELIGENTE? (1)

MUITO SE FALA A RESPEITO DA INTELIGÊNCIA HUMANA. MAS SERÁ REALMENTE INTELIGENTE O SER HUMANO? A RESPOSTA É NÃO! TALVEZ ESSA AFIRMAÇÃO VÁ CRIAR MUITO POLÊMICA, É CERTO. MAS ENTÃO VEJAMOS:

DE IMEDIATO, PODEMOS IDENTIFICAR TRÊS OU QUATRO SITUAÇÕES QUE JUSTIFIQUEM ESSA COLOCAÇÃO DA PSEUDO-INTELIGÊNCIA HUMANA: BÉBE, FUMA, JOGA, GASTA MAIS DO QUE GANHA E TEM AMANTE NA RUA.

SÓ ESSAS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES, PODEM CONFIGURAR A FALTA DE INTELIGÊNCIA DO SER HUMANO. OU NÃO?

A BEBIDA, QUANDO USADA DE FORMA INADEQUADA, QUASE SEMPRE CAUSA MUITOS PROBLEMAS AO SER HUMANO. NO ASPECTO FÍSICO, É RESPONSÁVEL POR VÁRIAS DOENÇAS, A PRINCIPAL DELAS É A CIRROSE; OUTRO ASPECTO NEGATIVO DA BEBIDA ESTÁ NO QUE SE REFERE À ARRUAÇA. QUANTOS EPISÓDIOS NÓS SABEMOS DE BRIGAS, E ATÉ CRIMES, POR CAUSA DO ALCOOLISMO. NOS DIAS DE HOJE, POR EXEMPLO, QUASE EM TODOS FINAIS DE SEMANA OS JORNAIS E TELEVISÕES NOTICIAM ACONTECIMENTOS ENVOLVENDO JOVENS EM BOATES, EM BRIGAS E , PRINCIPALMENTE,

AO VOLANTE DE SEUS AUTOMÓVEIS, CAUSANDO ACIDENTES TRÁGICOS E, GERALMENTE, FATAIS, PONDO FIM À VIDAS INOCENTES, TRAZENDO LUTO E TRISTEZA A DEZENAS DE FAMÍLIAS, E POR AÍ VAI;

O FUMO: OUTRA PRAGA MALDITA, JÁ DEVIDAMENTE CLASSIFICADO COMO UMA COISA NOCIVA AO SER HUMANO. CAUSADOR DE VÁRIAS E VÁRIAS DOENÇAS, SENDO O CANCER , PROVAVELMENTE, A PIOR DELAS PORQUE ATINGE VÁRIOS ORGÃOS DO CORPO HUMANO. E AÍ ACRESCENTE-SE OUTRAS DROGAS FUMANTES, TAIS COMO: A MACONHA, O CRAK, OU SEJA LÁ O QUE FOR;

O JÔGO: ESSE VÍCIO É TÃO ABRANGENTE, RESPONSÁVEL PELA DESTRUIÇÃO MORAL DE MUITAS PESSOAS. UMA PESSOA QUE É VICIADA EM JÔGO, PRELIMINARMENTE É UMA ESTÚPIDA, UMA IGNORANTE. DESCONHECE, POR EXEMPLO, A LEI DAS PROBABILIDADES. NO JOGO, SEJA ELE QUAL FOR, SÓ GANHA A BANCA. MILHARES DE INGÊNUOS SÓ COMPLETAM O BOLÃO PARA QUE APENAS UM JOGADOR GANHE E OS DEMAIS FIQUEM A VER NAVIOS. QUANTAS PESSOAS NESSE EXATO INSTANTE, CONTRAÍRAM ENORMES DÍVIDAS E ESTÃO ENTERRADAS ATÉ O PESCOÇO, POR CAUSA DO JOGO. SUAS FAMÍLIAS PAGANDO UM ALTO PREÇO PELA ESTUPIDEZ DO JOGADOR VICIADO, VIVENDO MAL, ÀS VEZES PASSANDO ATÉ NECESSIDADES..

PORQUE O SER HUMANO NÃO É INTELIGENTE (2)

GASTAR MAIS DO QUE RECEBE: NO BRASIL, ISTO PARECE ATÉ UMA REGRA. A MAIORIA DAS PESSOAS, QUASE SEMPRE, GASTA MAIS DO QUE AQUILO QUE RECEBE. E PORQUÊ ISSO ACONTECE: ORA, SERIA LEVIANO APONTAR UMA CAUSA DEFINIDA. EXISTEM VÁRIAS E VÁRIAS HIPÓTESES PARA EXPLICAR ESSE ABSURDO. UMA DELAS É A ENORME PROPAGANDA VEICULADA POR TODOS OS TIPOS DE MÍDIA, QUE DIZ QUE A PESSOA TEM QUE ADQUIRIR ESSE E AQUELE BEM DE CONSUMO. POR EXEMPLO: COMPRE UM CARRO PELO PREÇO DE UMA PIZZA; ADQUIRA SUA CASA COM PAGAMENTO A PERDER DE VISTA; COMPRE UM CELULAR E LIGUE GRÁTIS; E POR AÍ VAI.

NÃO PODEMOS ESQUECER DE DIZER QUE, NO BRASIL, NÓS GANHAMOS SALÁRIO DE TERCEIRO MUNDO E PAGAMOS TARIFA DE PRIMEIRO MUNDO. ESSE TALVEZ SEJA UM DOS MAIORES ABSURDOS DO PLANETA. É AÍ QUE A COISA PEGA, SENÃO VEJAMOS: TENTAM CONVENCER AO ILUSTRE CIDADÃO QUE ELE DEVE TER UM PADRÃO IGUAL AO DO AMERICANO, DO EUROPEU... MAS O QUE ACONTECE NA REALIDADE: A IRREALIDADE DOS NOSSOS GANHOS EM RELAÇÃO ÀQUELES É ABSURDA, IMENSAMENTE DESPROPORCIONAL. E É AÍ QUE SE OBSERVA O DESCOMPASSO DA VIDA DAS PESSOAS NESTE PAÍS. NÃO GANHAM O SUFICIENTE PARA ARCAR COM OS CUSTOS DESSA SITUAÇÃO. DAÍ, O USO DESCONTROLADO DO CARTÃO DE CRÉDITO, DO CHEQUE ESPECIAL E DE QUALQUER POSSIBILIDADE DE CRÉDITO FUTURO PARA BANCAR O DESEQUILÍBRIO DA SITUAÇÃO. E O PIOR: ESSA SITUAÇÃO É IRREVERSÍVEL. PENSE NISSO, DEIXE DE SER USADO, PONHA UM FIM NESSE DESCALABRO. APRENDA A CONTROLAR SUA ÂNSIA DE COMPRAR. COMPRE SÓ O QUE NECESSITAR. ADIE SEUS SONHOS PARA UM FUTURO, MESMO QUE ELES NÃO SE REALIZEM COM O PASSAR DOS TEMPOS. VOCE TERÁ UMA VIDA MENOS CONTURBADA. TENTE PELO MENOS PRATICAR ESSE CONTRÔLE.

VIRAM SÓ? EM POUCOS INSTANTES CONSEGUIMOS DEMONSTRAR A ESTUPIDEZ HUMANA. MAS NÃO PARA POR AÍ. TEREMOS ASSUNTO PARA MUITOS E MUITOS ESPAÇOS AQUI DISPONÍVEIS. E VOCE PODE E PODERÁ NOS AJUDAR A DEIXAR CLARO E DEFINITIVO QUE DE INTELIGENTE O SER HUMANO NÃO TEM NADA. MANDE SUAS RAZÕES, TAMBÉM. AJUDE-NOS A CONTRADITAR ESSA FAMOSA AFIRMAÇÃO DE QUE O SER HUMANO É INTELIGENTE.

PORQUE O SER HUMANO NÃO É INTELIGENTE (3)

DANDO SEQUÊNCIA ÀS NOSSAS RAZÕES, PODEMOS RELATAR O SEGUINTE: O SER HUMANO CRIOU REGRAS, REGULAMENTOS, LEIS... E, INFELIZMENTE, DESCUMPRE QUASE SEMPRE TODOS ESSES ÍTENS; ASSINA CONTRATO, ASSINA PROMISSÓRIA, DUPLICATA E AFINS, MESMO ASSIM NÃO CUMPRE O QUE FICARA ESTABELECIDO ATRAVÉS DOS CITADOS TÍTULOS. TORNA-SE INADIMPLENTES AOS RESPECTIVOS PAGAMENTOS NA DATA ACERTADA.

OUTRO FATO MUITO PRATICADO PELO SER HUMANO É O DE NÃO OBEDECER REGRAS DE TRÂNSITO. E AÍ SE INCLUEM TANTO OS MOTORISTAS QUANTO OS PEDESTRES. SE QUALQUER PESSOA ATENTAR PARA O FATO NUMA AVENIDA RIO BRANCO DA VIDA, OBSERVARÁ UM MONTE DE RECALCITRANTES EM PÉ EM PLENA PISTA DE ROLAMENTO, OCUPANDO, QUASE SEMPRE, COM AS SUAS PRESENÇAS, A PISTA PRÓXIMA AO MEIO-FIO.

PODEMOS CITAR, TAMBÉM, A PRÁTICA NOCIVA DE ATIRAR-SE À FRENTE DOS CARROS EM PLENO MOVIMENTO NA VIA, ABANDONANDO, FREQUENTEMENTE, A PROTEÇÃO QUE AS FAIXAS DE PEDESTRES LHES OFERECEM. QUASE SEMPRE DESRESPEITANDO A SINALIZAÇÃO. AQUILO É SÓ UM MERO OBJETO DE DECORAÇÃO DE RUAS;

COM RELAÇÃO AOS MOTORISTAS, SE FÔSSEMOS COLOCAR AQUI TODA E QUALQUER INFRAÇÃO COMETIDA POR ELES, POR CERTO PRECISARÍAMOS DE MUITO MAIS ESPAÇO DO QUE O OFERECIDO; OS MAIS FREQUENTES SÃO: INVADIR O SINAL VERMELHO, PARAR SOBRE A FAIXA DE PEDESTRE; COSTURAR NO TRÂNSITO, FAZER ULTRAPASSAGEM INDEVIDA E IMPRÓPRIA, QUASE SEMPRE FORÇANDO PASSAGEM ONDE NÃO HÁ, DESCONHECENDO UMA FAMOSA LEI DA FÍSICA QUE DIZ QUE DOIS CORPOS NÃO PODEM OCUPAR O MESMO ESPAÇO AO MESMO TEMPO; ANDAR COM VEÍCULO DESREGULADO; EM MAU ESTADO DE CONSERVAÇÃO; COM A DOCUMENTAÇÃO QUASE SEMPRE ATRASADA; DIRIGIR SEM HABILITAÇÃO...E POR AÍ VAI.

AÍ, OU MELHOR, AQUI CABE A PERGUNTA: ISTO É SER INTELIGENTE? E VAI A RESPOSTA: NÃO!!!

PORQUE O SER HUMANO NÃO É INTELIGENTE (4)

NESTE TÓPICO, VAMOS ABORDAR A RESPEITO DO USO DE EQUIPAMENTO BÉLICO EM GERAL: É UM TREMENDO ABSURDO ALGUÉM CRIAR, PRODUZIR E USAR QUALQUER TIPO DE ARMA. O HOMEM CRIOU AS ARMAS, A PRINCÍPIO, PARA DEFENDER-SE DOS ANIMAIS SELVAGENS QUE EXISTIAM EM ÉPOCAS DISTANTES. MAS, COMO A SUA NATURALIDADE EM GERAL É VOLTADA PARA O MAL, FEZ USO DAS MESMAS CONTRA O SEU SEMELHANTE, COM A DESCULPA DE AUTO-DEFESA.

ORA, DAÍ PARA O CAOS FOI UM PULO. HOJE EM DIA É UM RISCO CONSTANTE PARA CADA PESSOA DISCUTIR COM O PRÓXIMO, EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS. A POSSIBILIDADE DE SE VER ATINGIDA POR PROJÉTIL DE ARMA É ESPANTOSAMENTE CRUEL E IMEDIATA. APESAR DE VÁRIAS E VÁRIAS CAMPANHAS CONTRA O USO DELAS EM GERAL. O SER HUMANO VEM EXAGERANDO NA POSSE DE VERDADEIROS ARSENAIS. NO TOCANTE À MARGINALIDADE, ENTÃO, NEM SE FALA. A SITUAÇÃO CHEGOU NUM ESTÁGIO DESESPERADOR.

SE FORMOS NOS REPORTAR À INDUSTRIA DE MATERIAL BÉLICO, ENTÃO, É ASSUSTADOR.

COMO SABEMOS, OS ESTADOS UNIDOS POSSUEM UMA INDUSTRIA BÉLICA MUITO PODEROSA, QUE DÃO EMPREGOS À MILHARES DE PESSOAS. ENTÃO, PARA MANTER ESSA INDÚSTRIA EM PLENO FUNCIONAMENTO, SEGUNDO CONSTA, PROMOVE DESEQUILÍBRIOS OS MAIS VARIADOS PELO MUNDO, FOMENTANDO GUERRAS AS MAIS DIVERSAS.

SE O DINHEIRO GASTO POR ESSA INDUSTRIA FOSSE DIRIGIDO, OU MELHOR, FOSSE EMPREGADO EM AJUDAR AS NAÇÕES POBRES DO PLANETA, DESTINANDO DIRETAMENTE ÀS PESSOAS NECESSITADAS UM DETERMINADO VALOR, POR CERTO A MISÉRIA NO MUNDO DIMINUIRIA ASSOMBROSAMENTE. A FOME, A SAUDE E O BEM ESTAR DESSAS PESSOAS, ALCANÇARIAM NÍVEIS DESEJADOS POR TODOS ÀQUELES QUE BUSCAM EQUILÍBRIO ENTRE AS PESSOAS DESSE PLANETA. MAS ISSO, INFELIZMENTE, É UMA UTOPIA. TALVEZ JAMAIS VEJAMOS O MUNDO QUE TODOS DESEJAMOS QUE EXISTA.

O AQUI EXPÔSTO, DEIXA EVIDENCIADO QUE UM SER HUMANO INTELIGENTE, JAMAIS PODERIA DESCAMBAR PARA ESSA SITUAÇÃO. PROMOVER SUA PRÓPRIA DESTRUIÇÃO, BEM COMO A DESTRUIÇÃO DO SEU PROPRIO MEIO.

ISTO NÃO É SER INTELIGENTE.

PORQUE O SER HUMANO NÃO É INTELIGENTE (5)

DANDO SEGUIMENTO À NOSSA TEORIA DE QUE O SER HUMANO NÃO É INTELIGENTE, VAMOS DISCORRER, AGORA, SOBRE OUTRA QUESTÃO: O EGO:

ELE É RESPONSÁVEL PELOS MAIORES ABSURDOS COMETIDOS PELO HUMANO. ESTÁ LÁ NO DICIONÁRIO: " EGO - A PERSONALIDADE DE CADA HOMEM; O PROPRIO INDIVÍDUO, O "EU". SEGUNDO O CONCEITO DE FREUD, O EGO É O CENTRO DA PERSONALIDADE QUE COMPARTIILHA COM A REALIDADE E É INFLUENCIADA POR FORÇAS SOCIAIS. O EGO MODIFICA O COMPORTAMENTO, PELO INCONSCIENTE COMPROMISSO ENTRE O PRIMITIVO INSTINTO E O CONSCIENTE; SERVE COMO MEDIADOR ENTRE O IMPULSO INCONSCIENTE E OS PROCEDIMENTOS PESSOAL E SOCIAL; A ALMA HUMANA CONCEBIDA COMO UNIDADE, SEGUNDO KANT"

É PELO EGO QUE O HUMANO PRATICA AS MAIORES BARBARIDAS NA VIDA. EXEMPLO: ALMEJA ,QUASE SEMPRE, COISAS EM DEMASIA. ISTO FAZ COM QUE QUEIRA PASSAR POR CIMA DE SEUS SEMELHANTES A QUALQUER PREÇO. AMBICIONA COISAS MUITO MAIS DO QUE PRECISARIA, ESQUECENDO-SE QUE SÓ PRECISA DO NECESSÁRIO PRÁ TER UMA VIDA BOA. COM ISSO, ADQUIRE VÁRIOS PROBLEMAS EM SUA VIDA, PROBLEMAS ESSES QUE LHES CAUSARÃO DANOS NAS VIDAS ESPIRITUAL, MATERIAL, FÍSICA, FAMILIAR E ETC...

EM GERAL PESSOAS COM ESSAS CARACTERÍSTICAS ADQUIREM UM DESCONTRÔLE EM SUAS VIDAS, QUE LHES TRAZEM MAIS PREJUÍZOS DO QUE LUCROS . ALGUMAS CHEGAM, POR EXEMPLO, A COMETEREM CRIMES OS MAIS DIVERSOS, COM O FIM DE CONSEGUIREM AQUILO QUE ALMEJAM, SEM PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS JÁ CITADAS. TUDO ISSO DEIXA CONFIGURADO A AUSÊNCIA DE INTELIGÊNCIA NO SER HUMANO. COMO PODE UM SER SE ACHAR INTELIGENTE E PROMOVER AÇÕES QUE LHES TRARÃO PREJUÍZOS ÀS SUAS VIDAS. ISSO É DEVERAS INCONCEBÍVEL. UM VERDADEIRO PARADOXO.

PORQUE O SER HUMANO NÃO É INTELIGENTE (6)

DANDO CONTINUIDADE À PSEUDO-INTELIGÊNCIA HUMANA, DESTA VEZ VAMOS FALAR DE UM ASSUNTO MUITO COMPLEXO: A FAMÍLIA

EXISTE UM ADESIVO EXPOSTO EM ALGUNS CARROS QUE DIZ O SEGUINTE: "FAMILIA, CRIAÇÃO SENSACIONAL DE DEUS".

SERÁ VERDADE? QUANTAS FAMILIAS VOCE CONHECE QUE SÃO HARMÔNICAS?

EU, PELO MENOS, NÃO CONHEÇO NENHUMA. TALVEZ DE "FACHADA" CONHEÇAMOS ALGUMAS, NÃO É?

EM GERAL, NOS DIAS DE HOJE, PRINCIPALMENTE, O QUE SE VÊ SÃO PAIS AUSENTES, QUE PARA COMPENSAREM ISTO, COMPRAM SEUS FILHOS COM PRESENTES, FAZEM OS GOSTOS DELES, QUASE SEMPRE COM UM ENORME SACRIFÍCIO FINANCEIRO, ÀS VEZES DEIXANDO DE TER UMA VIDA MELHOR SÓ PARA ATENDER AOS CAPRICHOS DOS FILHOS QUE, QUASE SEMPRE, NÃO CORRESPONDEM. VIVEM DANDO TRABALHO AOS PAIS, NO MÍNIMO OS DESAGRADANDO.

NOS TEMPOS MODERNOS, JÁ NÃO HÁ RESPEITO NEM DOS PAIS PARA OS FILHOS, NEM VICE-VERSA. PAIS QUE FALAM PALAVRÕES NA FRENTE DE SEUS FILHOS, DÃO MAU EXEMPLO. E OS QUE PERMITEM QUE SEUS FILHOS FALEM, TAMBÉM.

A DISPUTA ENTRE IRMÃOS, NÃO É UMA COISA ACONSELHÁVEL DE SE PERMITIR.

UM OUTRO FATO QUE NÃO PODE EXISTIR POR PARTE DOS PAIS É DEMONSTRAREM PREFERÊNCIA ESPECIAL POR ALGUM DOS FILHOS. ISSO É UM FATO COSTUMEIRO. ISSO CRIA MELINDRES NOS QUE SÃO DISCRIMINADOS. CAUSA UM PROBLEMA DANADO NA RELAÇÃO.

HOJE, TAMBÉM, É MUITO COSTUMEIRO OS FILHOS NÃO SE PREOCUPAREM COM SEUS PAIS. PRINCIPALMENTE QUANDO SÃO IDOSOS. MUITOS DÊLES, QUANDO NÃO TORCEM PARA QUE OS PAIS MORRAM LOGO, OS COLOCAM EM ASILOS E OS LARGAM PRÁ LÁ.

ESQUECEM DE UM PEQUENO DETALHE: ELES SERÃO OS PAIS ABANDONADOS NO FUTURO. SEUS FILHOS FARÃO A MESMA COISA COM ELES.

PODERÍAMOS CITAR VÁRIOS E VÁRIOS OUTROS EXEMPLOS, MAS AÍ O ESPAÇO VAI ACABANDO E É MELHOR FICARMOS SOMENTE NESTES AQUI.

DIANTE DO EXPÔSTO, EU PERGUNTARIA MAIS UMA VEZ?: ÍSSO É SER INTELIGENTE?

PORQUE O SER HUMANO NÃO É INTELIGENTE (7)

NÊSTE TÓPICO, VAMOS FAZER UMA ABORDAGEM A RESPEITO DO APARATO TECNOLÓGICO DESENVOLVIDO PELO HOMEM, COM O INTUITO, SEGUNDO O PRÓPRIO, DE LHE PROPORCIONAR UMA VIDA MELHOR, MAIS PRÁTICA, MAIS TRANQUILA, MAIS FÁCIL.

ISTO EM TEORIA É ATÉ BONITO, NÃO É? MAS NA PRÁTICA O QUE SE OBSERVA É COMPLETAMENTE DIFERENTE. OU SEJA, TODO ESSE PROGRESSO DAS FERRAMENTAS, DOS INSTRUMENTOS USADOS PELO HOMEM, PRINCIPALMENTE OS ELETRÔNICOS E DE INFORMÁTICA, NÃO LHE TROUXE NADA DE MELHOR EM SUA VIDA.

SENÃO VEJAMOS: QUANTAS VEZES VOCE JÁ DEVE TER RECLAMADO COM ALGUÉM, POR EXEMPLO, DE NÃO TER TIDO TEMPO SUFICIENTE PARA UMA OU OUTRA TAREFA OU OCUPAÇÃO? QUANTAS VEZES VOCE JÁ RECLAMOU DE NÃO TER TIDO TEMPO DE ALMOÇAR, NESSE OU NAQUELE DIA. TALVEZ ATÉ TODOS OS DIAS. OUTRA COISA QUE SE OBSERVA MUITO É O SEGUINTE: AS PESSOAS RECLAMAREM QUE NÃO TEM TEMPO PRÁ RESOLVER ESSE OU AQUELE PROBLEMA DE SUAS VIDAS POR TEREM, AO MESMO TEMPO, VÁRIAS E VÁRIAS SITUAÇÕES SIMULTÂNEAS A SEREM RESOLVIDAS.

E AÍ, OU AQUI, CABE AS PERGUNTAS? POR QUÊ E PRÁ QUÊ O HOMEM INVENTOU O TELEFONE?; POR QUÊ E PRÁ QUÊ O HOMEM INVENTOU O AVIÃO A JATO?; QUAL O POR QUÊ DOS INVENTOS DOS FAXES?; DOS TELEFONES CELULARES?; DO COMPUTADOR, E POR AÍ ADIANTE ?.

PELO AQUI EXPÔSTO, TODAS ESSAS INVENÇÕES QUE, TEORICAMENTE, FORAM CRIADAS PARA MELHORAR A VIDA DO HUMANO, NO FIM NÃO ADIANTOU DE NADA. AS PESSOAS A CADA DIA QUE PASSA ESTÃO MAIS DESLOCADAS NO QUE TOCA À TRANQUILIDADE. HOJE ESTÃO TODOS ESTRESSADOS, COMO ELAS MESMAS DIZEM.

E AQUI VAI, MAIS UMA VEZ, A PERGUNTA: ISSO É SER INTELIGENTE?

PORQUE O SER HUMANO NÃO É INTELIGENTE (8)

Prosseguindo com a nossa contestação a respeito da inteligência humana, colocaremos dessa vez, a seguinte situação: todo ser humano tem problemas, tem dificuldades, certo? Mas o que acontece em geral? Prá resolver essas dificuldades e seus problemas, irá buscar a solução mais complexa que poderá existir. As vidas das pessoas tem um desdobramento semelhante umas às outras. Contudo, uma solução que serviu para uma pessoa, na prática não será seguida por uma outra pessoa, mesmo sendo a situação semelhante e os problemas e dificuldades destas pessoas não servirão de base para a mesma solução que fora dada em situações anteriores.

Em geral, as pessoas gostam de ouvir coisas suaves, leves. Tanto é que foi criada uma figura de linguagem chamada Eufemismo, que consiste em dar um tom de suavidade numa afirmação pesada. Daí, criou-se uma quase convenção por parte dos humanos em não querer enfrentar suas dificuldades e seus problemas, de frente, com coragem, procurando quase sempre soluções paliativas para as suas vidas.

Seria bom que cada uma das pessoas no mundo procurasse não criar situações de risco, de sobressaltos, de insegurança e de desespero. No final, quem criou uma dessas circunstâncias, não saberá resolvê-la, comprometendo uma outra nos seus problemas. E mais, até exigindo que essa outra pessoa se sinta na obrigação de solucionar a situação criada por aquela outra.

E mais uma vez cabe a pergunta: isto é ser inteligente?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/01/2013
Código do texto: T4088519
Classificação de conteúdo: seguro