Presa Pela Peruca
 
Se você deseja montar um projeto (o meu é de divulgar a Literatura e a contação de histórias) pense duas vezes: não faça nada sem refletir bastante. Você corre o risco de morrer antes da hora, sofrer um colapso qualquer ou se tornar um ser humano totalmente isolado, por ninguém mais te aturar falando sobre o assunto ou até pelo fato de as pessoas que te cercam não suportarem ir pro milésimo plano enquanto ele durar... Bom, né? Parece grave, e é...
 
Antes de se aventurar numa aventura desta, faça o seguinte: uma boa avaliação psicológica, pra ver se seu estado emocional aguenta. Uma excelente sondagem física pra ver se suas pernas dão conta; uma profunda revisão  no seu espírito pra ver se ele está preparado! Dá trabalho! Principalmente se você chega a ser chato de tão perfeccionista e, mais que principalmente, se você amar demais o que for fazer... Eu, por acaso, me encaixo nos dois casos...
 
Outra coisa, se o projeto incluir coisas como lugares distantes, cenários, figurinos e cidade pequena onde o universo das possibilidades só vai até a esquina é um pouco pior! E se o figurino precisar de uma peruca tipo a do Gandalf, o do “Senhor dos Anéis” é quase impraticável. Eu por exemplo, tô diante deste desafio: uma peruca parecida com a dele! Vamos à caça?
 
Movida pela fantasia, pra loja das fantasias! Lá eu acho a peruca! Achei mesmo, muitas... De cabelos dourados, vermelhos, azuis, ruivos ou negros feito a noite! Grisalha como a do Gandalf, quem falou? Tem problema não! Pra “Casa do Cabelo”. Lá eu encontro... A indicação de uma loja que copia  a China. Direto pra lá! E tem? Na da China, nem pra inglês ver! Sou persistente! Saio de lá com o endereço do “Fashion Hair”. Fica do outro lado da cidade, mas e daí? A Arte não conhece distância, conhece? Tudo por ela!
 
A dona do “Fashion”, toda fashion me explica: nada de sintético por aqui, só as mais lindas cabeleiras naturais... As belas madeixas multicolores expostas despertam a cobiça da mulherada, são uma tentação: castanhos variados, pretinhos de impressionar, louros intensos e... Ai que  linda! Uma belíssima e longa cabeleira grisalha! Tão perto dos meus olhos, e tão longe do meu orçamento! R$900,00? Não posso, vou embora correndo... Mas vou com uma esperança: no "Bazar da Rose" tem o que me serve, dona “Fashion” me garantiu...
 
Bazar da Rose! Linda lojinha, mas peruca grisalha, só quando o viajante passar! “E o viajante passa quando, Rose?”. Um bocejo prolongado e a resposta quase dormindo: “Tem dia certo, não...”. Digo tchau pra Rose: eu tenho dia certo e esse dia era pra ontem, viu? Pela rua, esquento minha peruca: peruca grisalha, peruca grisalha, peruca grisalha... Onde é que vou te achar? Vontade de ligar pra Vera Holtz, a mãe Lucinda de "Avenida Brasil", e pedir emprestada sua bela cabeleira... Seria perfeita! A que ponto a gente chega!
 
Bom, mas nem tudo está perdido. Os sites! E ainda resta uma encomenda pra 25 de Março, em São Paulo. Lá não tem erro. Mercado Livre e outros, vamos lá! Tecla daqui, tecla dali, em perseguição ao objeto de desejo: a peruca! Milhares de fotos, cabeleiras de todas as  cores e tamanhos, para todas as ocasiões! Cadê a Minha? Num site de Lisboa! Ô Jesus! De repente, no limiar da resistência, o que vejo? Glória! Vitória! Uma peruca igualzinha, em São Paulo, com dez dias para entrega! Achei!
 
Aviso de envio e espera! A peruca cada vez mais perto! E o descuido quando foi? Sei lá, o rastreamento dos Correios disse que a peruca bateu a minha porta e não me encontrou. Não acredito! Dia seguinte, no caso, hoje, ponho de lado todos os compromissos. Prontidão total, à espera de Dona Peruquinha! Vamos que ela retorne e eu não esteja. Nem pensar. Opa! Tocaram lá fora. “É ela!”. Não era. A menos que  tivesse vindo disfarçada de agente da Dengue. Nova chamada “Agora é!”. Alguém pede uns trocados pra voltar pra São Paulo. Não! Eu tô querendo é alguém que tá vindo de São Paulo! A Dona Peruca! Leva os trocos e reza por mim, viu?
 
Bom, até agora Dona Peruca não chegou, mas aguento firme: afinal tudo tem seu lado bom. Até ficar presa pela peruca: enquanto ela cabeceia suas madeixas grisalhas por aí, aproveito pra contar a história dela. No fim tudo vai valer à pena, tenho certeza. Outra coisa, se você desanimou depois de ler esta crônica, mude de ideia: pensando em montar um projeto que ame e bote fé,  invista nele! Dá trabalho, mas é muito bom! Encha-se das melhores energias! Alimente-se dos melhores sonhos e... Força na peruca! (mesmo porque a   peruca não foi nem a metade da saga da perna de manequim)... Pernas pra que te quero!