Ao Compadre Zé Fernandes

Ao Compadre Zé Fernandes

E aí meu compadre, tudo bem? A pergunta é apenas uma formalidade, pois tenho certeza de que tudo por aí vai muitíssimo bem. Desde aquele dia de sua "viagem", sem avisar ninguém, não havia ainda lhe dirigido, pra contar as novidades. O que acho que é novidade, para vocês nesse novo "plano", talvez não seja. E aí será a vez de você dizer: "Antes de chover, o passarinho já bebeu água", como ainda se diz aqui em Calambau. Por falar em Calambau, você acredita que até hoje a nossa terra está com aquele apelido que você deixou? E o pior, meu compadre, é que muitos daqueles que eram contra esse apelido, hoje estão na balança. A sorte é que está surgindo uma juventude que pensa diferente e não está nem aí para os preconceitos e artimanhas dos que querem somente levar vantagens na política.

E por falar em política, sabe o que fizeram com o seu PMDB? Aqui, estão quase acabando com ele. Não apareceram mais lideranças, e a tendência é que ele acabe. Na política local, isto aqui virou uma zorra. Se você voltasse, nem acreditaria... Os que eram contra, ficaram a favor. Os que eram a favor ficaram contra...Os que não eram de nenhum lado, permanecem em cima do muro.. Deixa isto pra lá...

E o nosso Galo? Você precisaria ver a campanha dele neste ano (2012). O filho do Elias Calil, de quem você era grande admirador, transformou completamente o nosso clube. Construiu um novo Centro de Treinamentos, a Cidade do Galo, que é considerado o melhor CT das Américas. O Alexandre Calil também prestigiou muito o time de futebol, contratando o Ronaldinho Gaúcho. Você deve se lembrar dele, pois na copa de 2.002 foi um dos heróis, além de ter feito sucesso no Barcelona e ser considerado o melhor do mundo pela FIFA, nos anos 2004 e 2005 .Temos, também, alguns jovens que vieram da base e que estão fazendo sucesso. O Galo foi vice-campeão brasileiro neste ano, portanto, disputaremos a Libertadores em 2013. No campeonato brasileiro jogamos 20 partidas no Estádio Independência, ganhamos 15 e empatamos 05, o que fez o Calil afirmar: "Caiu no Horto, tá morto!". Como você se lembra, o Independência fica no Horto. Você se lembra de uma decisão do campeonato juvenil, no Independência, contra o Cruzeiro? Estávamos hospedados no Hotel São Salvador, em BH, alugamos um táxi e fomos até lá. Ganhamos o jogo por um a zero, gol de Romeu, que mais tarde jogou até na seleção brasileira.

Já esbarrou por aí com o Júlio do Armazém? O Júlio da "charanga do Júlio" que ia para o Mineirão com a sua charanga e tocava, o tempo todo, as marchinhas de carnaval. Era divertido ver você dançando no meio daquela charanga. Por várias vezes assistimos os jogos junto a ela. E aquele jogo que ganhamos da seleção brasileira por dois a um? foi uma alegria para mais de metro...O primeiro campeonato brasileiro em 1971, foi muito comemorado por nós.

A U.S.E. também acabou. Você se lembra das reuniões que tivemos com o Tancredo Naves, Presidente da CELT e comentarista esportivo da rádio Inconfidência, sobre a utilização da Praça de Esportes por parte dos dois clubes, U.S.E e Renovação? Quando o clima ficava tenso e eu partia para uma discussão mais calorosa com o Secretário, você me cutucava e pedia calma. No final das contas o tal Renovação durou pouco tempo, pois os seus dirigentes queriam apenas politicar. Os seus atletas, a maioria saída da U.S.E. não se sentiram bem defendendo um falso clube de futebol. Hoje encontramos com esses atletas, já veteranos, e nenhum deles relembra desse clube e sim da U.S.E. do seu tempo, do Benigno, do Sérvulo, do Zizinho Peixoto, do Geraldino Henriques, Geraldino e Amantino Diogo, Matias de Moura, Levindo Chagas, e de tantos outros que engrandeceram por mais de 50 anos esse grande clube. Eu, também, como você bem sabe, tive a honra de presidir por vários anos essa agremiação.

O nosso Ginásio, agora Escola Estadual Pe. Vicente de Carvalho, está

com quase mil alunos. A escola tem se destacado dentre as instituições de ensino da região e vários de seus ex-alunos tem se saído muito bem nas universidades e faculdades do país. Como você vê, os ideais dos antigos homens públicos de nossa terra, como o Padre Vidigal, o Ninico, você, Idú, Sô Guilé, Zé Brazinho, Cacau, Benigno e vários outros da época, não foram em vão. Vocês trabalharam para que o projeto de implantação da Escola se tornasse realidade, o que foi conseguido, mais tarde, com a valiosa colaboração do Padre Vicente Carvalho e dos professores locais.

Sabe o que existe, até hoje, aqui? Aquele ranço antigo, aquela turminha do "quanto pior, melhor". O que deverá acabar com isto é a educação, que está caminhando a passos largos em nosso município e no Brasil. Por hoje é só. Já tomei muito o seu tempo, se é que por aí existe tempo. Um dia nos encontraremos, o que espero demorar bastante, apesar de gostar de todos vocês.

Do compadre e amigo, Murilo.

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 18/01/2013
Código do texto: T4092154
Classificação de conteúdo: seguro